Pele Oleosa: O que Fazer
Atualizado em 14/02/2015
Ter pele oleosa e não saber o que fazer para controlá-la no dia-a-dia, é um problema que afeta muitas mulheres, mesmo depois da adolescência.
Caracterizada pelo aspeto brilhante e poros dilatados, a pele oleosa apresenta uma excessiva produção de sebo, que, se não tiver os cuidados necessários, poderá desencadear problemas cutâneos, como a acne.
Entre as principais causas da pele oleosa encontram-se fatores genéticos, uma má alimentação, stress, poluição ou ainda alterações hormonais.
Cuidados a ter com a Pele Oleosa
Limpeza
A limpeza é um dos passos mais importantes para a saúde da pele, especialmente no caso das mais oleosas. Deverá lavar o rosto, de manhã e à noite, com água morna ou fria, e um sabonete neutro ou loção própria para peles oleosas. Evite sempre a água quente, que irá estimular ainda mais a produção de sebo.
Tonificação e Esfoliação
À noite, antes de dormir, é aconselhável que aplique um tónico no rosto, de modo a remover a fundo as impurezas e vestígios de maquilhagem. Desta forma, além de estar a ajudar a fechar os poros, estará a acalmar e a refrescar a pele, equilibrando o seu pH. É também recomendável que faça uma esfoliação uma vez por semana, para remover as células mortas e desobstruir os poros.
Hidratação
Ainda que não sejam ressecadas, as peles oleosas também perdem água, precisando, por isso, de hidratação. Aposte nos produtos em gel, em loções e séruns. Deixe os cremes mais densos de parte, já que a pele oleosa necessita de texturas suaves, que a permitam respirar. Os hidratantes com fórmulas matificantes são os mais indicados, pois ajudam a controlar o brilho.
Maquilhagem
À semelhança dos restantes produtos, também a maquilhagem deverá ser adequada a peles oleosas, para que não corra o risco de agravar o problema e terminar com um rosto ainda mais brilhante. Evite as bases líquidas e densas, que irão obstruir os poros, acentuando a oleosidade. Opte sempre pelos produtos matificantes, que darão um aspeto mais seco e uniforma à pele. Dê preferência aos pós-compactos e aos pós-soltos, que ajudam a absorver a gordura natural da pele.
Proteção Solar
As peles oleosas necessitam igualmente do uso protetor solar, ainda que adequados às suas especificidades. Se o seu hidratante ou base não possuem fator solar, invista num protetor em gel ou o mais fluido possível. Ao apostar num protetor solar especialmente pensado para peles oleosas, estará a proteger o seu rosto do sol, mas também a controlar a oleosidade.
Dicas para Ajudar a Controlar a Oleosidade
- Evite alimentos ricos em gorduras e dê preferência aos frutos, vegetais e hidratos de carbono;
- Faça uma alimentação rica em vitaminas e minerais;
- Reduza o consumo de açúcar refinado, alimentos processados e gordura animal;
- Faça por ingerir 1 a 2 litros de água diariamente;
- Use apenas produtos que não contenham óleo ou álcool nas suas fórmulas;
- Evite estar constantemente a tocar no rosto, pois irá provocar uma maior produção de sebo;
- Pratique exercício físico com regularidade, especialmente se tiver excesso de peso.
Tendências de Cabelos Outono-Inverno 2015/2016
Cores de Cabelo Outono-Inverno 2014/2015
7 Remédios Naturais para Tratar o Eczema
7 Razões para Usar Óleo de Coco para Bronzear
Truques de Maquilhagem para Pele com Eczema