10 Alimentos que a Vão Ajudar a Dormir

Por: Helena Pavão
Atualizado em 30/04/2014

Muitos alimentos contêm substâncias naturais que ajudam no sono. Veja aqui algumas opções que irão contribuir para um descanso de qualidade.

Nozes

As nozes são uma boa fonte de triptófano, um aminoácido que ajuda a produzir serotonina e melatonina, que ajuda a aumentar o sono. Não só ajudam a regular o ciclo biológico do sono, como ajudam a adormecer mais rápido, porque as nozes contêm uma fonte própria de melatonina.

Amêndoas

São ricas em magnésio, um mineral necessário para um sono com qualidade. Estudos comprovam que, quando o organismo tem níveis de magnésio muito baixos, adormecer torna-se ainda mais difícil.

Laticínios

Diz-se que o leite quente ajuda a despertar a sonolência, mas a verdade é que qualquer lacticínio pode ajudar. O cálcio ajuda o cérebro a usar o triptófano para produzir melatonina, induzindo, assim, o sono. Além disso, o cálcio ajuda a regular os movimentos musculares.

Alface

Uma salada com alface ao jantar pode acelerar o sono. Esta contém lactucário, uma substância que contém propriedades sedativas. Dica: faça uma infusão com cerca de 3 a 4 folhas de alface e deixe ferver por 15 minutos. Depois, retire do fogo e adicione um pouco de hortelã.

Atum

Peixes como o atum, linguado e salmão são extremamente ricos em vitamina B6. Esta vitamina é o que o seu organismo precisa para a produção de melatonina e serotonina, responsáveis pelo sono.

Arroz branco

Com um elevado índice glicémico, comer este alimento ajuda a reduzir o tempo que demora a adormecer. Se adicionar um pouco de jasmim, adormecerá ainda mais rápido.

Cereais

Uma tigela de cereais com leite pode ajudar a adormecer mais depressa. Este lanche combina dois componentes que ajudam a dormir: carbohidratos (cereais) e cálcio (leite).

Chá

Tanto o mítico chá de camomila, como o inovador chá de maracujá, ajudam a dormir. O chá, em geral, aumenta a glicina, um químico que ajuda a relaxar os nervos e os músculos, tornando-se num sedativo leve. O chá de maracujá tem níveis elevados de alcaloide que ajuda a acalmar o sistema nervoso.

Mel

O açúcar que se encontra no mel aumenta, ligeiramente, a insulina, o que faz com que o triptófano chegue mais rápido ao cérebro, induzindo sono.

Marisco

Uma boa fonte de triptófano são os crustáceos, como o camarão ou a lagosta, que ajudam a adormecer mais facilmente.