10 Alimentos que Ajudam a Ter Mais Energia

Por: Helena Pavão
Atualizado em 08/08/2014

Da próxima vez que sentir uma quebra de energia, evite tomar outro café ou comer alguma doçaria. A cafeína e o açúcar podem dar-lhe um pico de energia, mas é de curta duração e vai deixá-la mais cansada do que antes. Em vez disso, experimente estes 10 alimentos que ajudam, naturalmente, a aumentar a sua energia e a mantê-la em alerta durante o dia inteiro, elevando o humor e a sua produtividade.

Amêndoas

Ricas em vitamina E e magnésio, as amêndoas são um ótimo lanche. Esta fruta é rica em nutrientes e proteínas que ajudam a manter a energia ao longo do dia.

Chocolate preto 

O chocolate contém cafeína e teobromina, que ajudam a aumentar os níveis de energia. Com moderação, a cafeína e o açúcar no chocolate não originam uma queda de energia. Em regra geral, quanto mais escuro o chocolate, menos açúcar e maior será o potencial de aumento de energia.

Salmão

O salmão é rico em gordura tipo ómega 3. Estudos comprovam que o ómega 3 ajuda a melhorar o humor e proteger contra a depressão. O salmão é um peixe extremamente rico em ómega 3.

Especiarias picantes

As especiarias picantes podem ajudar a acelerar o metabolismo e dar-lhe um impulso de energia. Por exemplo, as pimentas contêm a capsaicina, composto que pode aumentar o metabolismo e ajudar na digestão. Alguns tipos de especiarias podem até melhorar a função cognitiva, 

Iogurte grego

Rico em proteína, o iogurte grego é uma boa alternativa ao iogurte normal, porque tem mais proteínas, mas menos lactose e carbohidratos, que aumentam as calorias. Estudos concluem que o iogurte grego pode ajudar a sentir-se mais saciada, em parte por causa da sua proteína de ação lenta.

Pipoca

A pipoca é uma boa fonte de fibras e carbohidratos, mas é baixa em calorias (quando simples). Estudos classificam as pipocas como um bom lanche energético para as crianças.

Espinafres

Ricos em ferro, que ajuda a melhorar os níveis de concentração, os espinafres são perfeitos para dar mais energia. A fadiga é um dos sintomas mais comuns de quem tem uma deficiência em ferro. O ferro promove a circulação das células vermelhas que, por sua vez, ajudam a melhorar os níveis de concentração.

Cereais integrais

Os cereais integrais são uma fonte de energia de longa duração. Contêm grande quantidade de carbohidratos do tipo que permitem uma libertação constante de energia ao longo do dia. Comer um pequeno almoço com cereais integrais garante que terá uma boa fonte de energia para o dia todo.

Mirtilos

Os mirtilos são os chamados super-alimentos. Ricos em antioxidantes, os mirtilos ajudam a melhorar a função cognitiva e a agilidade mental.

Ovos

Os ovos são ricos em proteínas, que ajudam a fornecer uma fonte de energia constante e em vitaminas do complexo B, que são bons para a constituição muscular.