10 Alimentos Vegetarianos Ricos em Proteína
Se é vegetariana e está a tentar melhorar a sua massa muscular ou optou por uma alimentação vegetariana para tentar perder peso, existem muitas opções vegetarianas que oferecem a proteína necessária para uma alimentação completa e saudável.
Proteínas
Não precisa de consumir carne para obter as proteínas necessárias. Existem alguns vegetais que são mais saudáveis e mais ricos em proteínas em comparação com a proteína animal. Isto porque a proteína animal e a vegetal são digeridas de maneira diferente pelo corpo. Pode obter facilmente a sua dose de proteína diária exclusivamente de fontes vegetarianas. Veja aqui a melhores fontes de proteína vegetal.
Requeijão
Meia chávena de requeijão contém cerca de 13gr de proteína. Para além de ser ótimo para os músculos, o requeijão contém cálcio, que é essencial para os ossos. Pode combinar com vegetais ou fruta para criar uma refeição fantástica. Apesar de haver outras opções de queijo, ricas em proteína, este é a melhor opção, porque tem menos calorias.
Leite de soja
O leite de soja é a escolha perfeita para quem quer deixar de consumir leite de vaca. Este leite é rico em proteína. Cada copo contém cerca de 7gr. Como é necessário cerca de 63gr de proteína para os vegetarianos, consumir leite de soja e outros derivados ajudam a obter a dose diária recomendada, para além de ser rico em potássio.
Amêndoas
Uma mão cheia de amêndoas é tudo o que necessita para obter cerca de 6gr de proteína necessária. Podem ser adicionadas a saladas e a outros pratos para um sabor extra. Também contém gorduras saudáveis que são boas para o coração.
Iogurte grego
Para além de ser delicioso, o iogurte grego é rico em proteína. É uma versão mais cremosa do iogurte simples, com menos açúcar e carbohidratos. Com uma dose pode obter cerca de 15gr de proteína.
Manteiga de amendoim
Duas colheres de manteiga de amendoim é o necessário para obter cerca de 8gr de proteína. A simples torrada pode ganhar sabor ou pode adicionar a batidos para obter proteína. Seja como for, é uma ótima opção vegetariana rica em proteína.
Tofu
O tofu é uma ótima alternativa à carne, pois numa dose de 15gr consegue obter 11gr de proteína, para além de magnésio e ferro. Se optar pelo tempeh, uma variante do tofu, pode obter 15gr de proteína em meia chávena.
Lentilhas e feijão
O feijão é uma ótima fonte de proteína. Com uma chávena pode obter entre 13 a 15gr de proteínas, para além de fibra. As lentilhas também são uma boa fonte de proteína (15gr) para além de ferro.
Nozes e sementes
Sementes de abóbora, pinhões, amendoins, pistácios, nozes, chia, são todos ricos em proteínas (desde 7gr por dose). Também têm imensos benefícios desde que em porções controladas. As nozes têm muitas calorias, mas em pequenas quantidades são muito nutritivas.
Cânhamo
Estas sementes são uma boa opção para quem tem alergia à soja, contendo cerca de 3gr de proteína por dose. Ricas em aminoácidos essenciais, as sementes de cânhamo contêm imensos ácidos gordos que ajudam a reforçar o sistema imunitário.
Pão integral
O pão integral é diferente dos outros pães de farinha refinada. Com cereais integrais, é rico em proteína que tem imensos benefícios na saúde. Pode fazer parte de qualquer refeição e combinado com outras comidas para um sabor pleno.