12 Razões para Andar Sem Energia

Por: Helena Pavão
Publicado em 26/12/2014

A falta de sono pode não ser a única razão para estar sem energia. Existem pequenas coisas na sua rotina que poderão estar a deixá-la exausta, seja mental ou fisicamente. Veja aqui alguns maus hábitos comuns que a podem deixar cansada, sem energia e sono.

Não fazer exercício quando está cansada

Evitar o exercício porque está sem energia pode ser pior. Estudos comprovam que o exercício regular dá energia, resistência, torna o sistema cardiovascular mais eficiente, e ajuda o oxigénio e os nutrientes a chegar ao seu organismo.

Beber pouca água

Se estiver desidratada, isso fará com que gaste mais energia do que o necessário. A desidratação origina uma redução do volume sanguíneo, o que faz com que o coração bombeie de forma ineficiente, diminuindo o oxigénio e os nutrientes necessários para os músculos e órgãos.

Falta de ferro

A deficiência em ferro pode torná-la cansada, irritada, fraca e sem capacidade de concentração. Isto acontece por existe menos oxigénio a chegar aos músculos e às células. Uma boa maneira de conseguir os níveis de ferro necessários é consumir alimentos como: carne, feijão, tofu, ovos, vegetais, verduras, nozes e manteiga de amendoim, que são ricos em ferro e consumi-los juntamente com alimentos ricos em vitamina C, porque ajuda na incentivar a absorção do ferro.

Ansiedade

Se é daquelas pessoas que tende a dramatizar todas as situações da sua vida, então vai passar a vida numa ansiedade constante e mentalmente cansada. Sempre que se sentir ansiosa, páre um pouco, respire e tente pensar noutras coisas. Sair, meditar, exercitar ou falar com alguém pode ajudar a diminuir a sua ansiedade.

Não tomar o pequeno-almoço

A comida ajuda a dar energia ao corpo e quando dorme, o corpo continua a gastar o que consumiu ao jantar durante a noite. Por isso, quando acorda de manhã, precisa de comida para restabelecer as energias. Se não comer, então vai andar sonolenta. Tomar o pequeno-almoço ajuda a iniciar o metabolismo e a ter energia para o resto do dia.

Consumir comida de “plástico”

Este género de comida está carregada de açúcar e de carbohidratos simples o que faz disparar o índice glicémico. Isto causa picos rápidos de energia que rapidamente se esgotam, originando assim a fadiga. O melhor para manter os níveis de açúcar no sangue constantes é consumir proteínas magras com cereais em todas as refeições.

Desorganizada

Um ambiente desorganizado pode deixá-la mentalmente cansada, pois impede-a de estar focada e limita a capacidade de processar a informação. O ideal é, ao final do dia de trabalho, assegurar que tem todo o material organizado e arrumado para que, de manhã, consiga começar bem o dia. Se tem que organizar muita coisa, o ideal é começar aos poucos até conseguir manter o material organizado e no sítio.

Trabalhar nas férias

Averiguar os emails quando deveria estar a relaxar é um mau hábito. Para ter uma mente fresca e organizada convém, de vez em quando, dar tempo para desligar-se das suas obrigações e relaxar. Quando descansa de fato, vai notar que a sua mente estará mais desperta, será mais produtiva e eficiente.

Consumir álcool antes de ir para a cama

Apesar de um copo de vinho antes de ir dormir parecer uma boa ideia para descomprimir, a verdade é que pode ser mau para si. Inicialmente, o álcool funciona como uma espécie de sedativo, com o passar do tempo, influencia de forma negativa o sono. Uma vez que o álcool entre no metabolismo, cria uma espécie de adrenalina no corpo. Daí, ser normal acordar a meio da noite quando ingere álcool. O ideal é parar de beber três a quatro horas antes de ir dormir.

Verificar os emails antes de dormir

O brilho do ecrã do tablet, smartphone ou computador suprime a melatonina, a hormona responsável por regular o ciclo do sono. O ideal é evitar este tipo de tecnologia uma a duas horas antes do sono.

Depender da cafeína ao longo do dia

Começar o dia com uma boa chávena de café não é problemático, muito pelo contrário. Mas consumir cafeína ao longo do dia para se manter despertar pode arruinar o seu ciclo do sono. O ideal é parar de consumir cafeína seis horas antes de ir dormir.

Estar acordada até tarde ao fim-de-semana

Se estiver acordada até tarde sábado à noite e depois dormir até tarde no domingo, pode ter imensas dificuldades em adormecer. O que deve fazer é tentar acordar mais ou menos à mesma hora que acorda normalmente e depois fazer uma sesta de 20 minutos durante a tarde para permitir que o corpo recupere.