13 Tratamentos Caseiros para o Cabelo Danificado
Os tratamentos de cabelo para as pontas espigadas são uma boa alternativa para não ter que cortar o cabelo. Muitos são caros, mas existem alternativas caseiras, naturais e 100% eficazes que pode usar. Veja os nossos tratamentos caseiros que ajudam a nutrir, prevenir e reparar as pontas espigadas.
Champô de Ovo
Um tratamento bom para o cabelo espigado é o ovo. Tudo o que precisa para este tratamento é uma grama de alecrim (fresco), um litro de água quente e um ovo. Receita: faça uma infusão com o alecrim por 20 minutos e depois deixe arrefecer. Quando estiver frio, bata o ovo e misture com a infusão. Aplicação: Coloque a mistura no cabelo e massaje como se fosse um champô. Depois, enxague com água.
Papaia
Vai precisar de uma papaia madura e um iogurte natural. Receita: descasque e corte a papaia a meio (se o cabelo for muito comprido e/ou grosso, use a papaia toda). Retire as sementes e esmague a papaia até ficar macia. Adicione meio iogurte natural e misture. Aplicação: Coloque a mistura no cabelo e massaje. Deixe atuar por 30 minutos ou mais, se necessário, e depois lave o cabelo.
Óleo de Rícino
O óleo de rícino ou de mamona é ótimo para as pontas espigadas e para este tratamento vai precisar de óleo de rícino, óleo de mostarda, azeite e uma toalha. Receita: misture quantidades iguais dos óleos e do azeite. Aplicação: Aplique a mistura no cabelo e envolva-o numa toalha. Deixe atuar por 30 minutos. Depois enxague bem com champô.
Natas
Este tratamento é o ideal para depois de ter lavado o cabelo e precisa apenas de natas e leite. Receita: misture uma colher de sopa de natas em metade de um copo com leite. Bata bem a mistura. Aplicação: depois de lavar o cabelo, aplique a misture e massaje, especialmente nas pontas. Deixe atuar por 15 minutos e enxague com água.
Mel
Já não é novidade que o mel tem propriedades milagrosas tanto para o cabelo como para a pele. Para este tratamento, vai precisar de mel e requeijão. Receita: misture bem meia chávena de chá de requeijão com uma colher de sopa de mel. Aplicação: massaje a mistura no cabelo, insistindo nas pontas e deixe atuar por 20 minutos. Enxague com água. Não só ajuda na pontas espigadas como também dá mais brilho ao cabelo.
Cerveja
A cerveja é realmente muito boa para o cabelo, e este tratamento é muito especial por ser tão simples. Só precisa de um copo de cerveja. Aplicação: Enxague o cabelo com a cerveja e vá massajando. Depois, lave com água. O único senão é o odor da cerveja, mas pode usar uma com um cheiro menos intenso.
Abacate
Perfeito tanto para o cabelo como para a pele. Vai precisar de um abacate e uma colher de sopa de azeite. Receita: esmague o abacate e adicione o azeite. Aplicação: esfregue o abacate no cabelo húmido e deixe atuar por 15 minutos. Depois, lave-o.
Azeite
O azeite é um tratamento de cabelo muito eficaz e só precisa de azeite. Receita: aqueça um pouco o azeite (para não arriscar aqueça-o nas mãos antes de aplicar). Aplicação: coloque a quantidade suficiente para cobrir o cabelo, depois massaje. Envolva o cabelo numa toalha ou cobra-o com uma touca de banho durante meia hora. No fim, enxague com champô.
Óleo de Coco
Com um cheiro maravilhoso, é o favorito de todos os tratamentos. Só precisa de duas colheres de sopa de óleo de coco. Aplicação: aplique o óleo de coco no cabelo seco antes de tomar banho. Massaje bem por todo o cabelo, insistindo nas pontas. Este óleo é rapidamente absorvido pelo cabelo, ajudando a reparar, fortalecer, hidratar e prevenir o cabelo quebradiço. Depois apanhe o cabelo, entre no chuveiro e deixe o vapor deste atuar para intensificar os seus efeitos. No fim, lave-o com o seu champô e amaciador habituais.
Camomila
Com propriedades calmantes, a camomila ajuda a reparar as pontas espigadas e a diminuir o frisado. Receita: faça uma infusão de um litro de camomila. Aplicação: Lave o cabelo com a infusão e deixe atuar por 1-2 minutos. Depois, enxague com o seu champô e amaciador habituais.
Manteiga de Karité
A manteiga de karité é extremamente rica em gorduras saudáveis e é extremamente barato. Aplicação: Coloque uma pequena quantidade pelo cabelo depois do banho e antes de pentear o cabelo (se o seu cabelo tiver tendência oleosa, aplique só a partir da nuca para baixo). Deixe atuar por uns minutos. Depois, seque o cabelo.
Manteiga de Cacau
Para os cabelos extremamente secos, a manteiga de cacau é um produto ótimo. Aplicação: Aplique a manteiga depois de lavar o cabelo e antes de o secar. Penteie-se e deixe atuar por uns minutos. Depois, seque normalmente. Certifique-se aplicar um pouco de mais nas pontas do cabelo para um tratamento extra.
Óleo de Argão
Para as pontas espigadas desaparecerem rapidamente, o óleo de argão está no topo dos tratamentos. Quase que um milagre da natureza, o óleo de argão é rico em óleos saudáveis. Aplicação: aplique-o no cabelo seco antes de tomar banho. Massaje bem por todo o cabelo, insistindo nas pontas. Depois apanhe o cabelo, entre no chuveiro e deixe o vapor deste atuar para intensificar os seus efeitos. No fim, lave-o com o seu champô e amaciador habituais.
Tendências de Cabelos Outono-Inverno 2015/2016
Cores de Cabelo Outono-Inverno 2014/2015
7 Remédios Naturais para Tratar o Eczema
7 Razões para Usar Óleo de Coco para Bronzear
Truques de Maquilhagem para Pele com Eczema