5 Razões para Comer Devagar
Um dos problemas do dia-a-dia de muitas mulheres é a pressa e não ter tempo para nada. O que leva a uma vida pouco saudável e stressante. Comer é uma delas. O ato simples de comer mais devagar é um bom começo para começar a reverter parte desse estilo imediatamente. Veja aqui algumas razões porque deve considerar comer mais devagar.
Perder peso
Vários estudos confirmam que apenas por comer mais devagar, ajuda a consumir menos calorias. Na verdade, é o suficiente para perder 20 quilos por ano sem fazer nada, nem comer nada diferente. A razão é que demora cerca de 20 minutos para o nosso cérebro para registar que estamos saciadas. Se comermos rápido, tendemos a continuar a comer além do ponto de saciedade. Se comermos devagar, dá tempo ao cérebro para processar a mensagem de saciedade.
Apreciar a comida
É difícil apreciar a comida, se come rápido demais. Na verdade, isto é bom quando se trata de comer alimentos calóricos. Se quer comer alimentos calóricos (sobremesas, alimentos fritos, pizza, entre outros), deve comê-los lentamente para poder obter o sabor em pleno sem comer muito. Não faz sentido comer rápido este tipo de alimentos, porque não só não vai aproveitar o sabor como irá comer mais.
Melhor digestão
Se comer mais devagar, vai mastigar a comida melhor, o que leva a uma melhor digestão. A digestão realmente começa na boca, portanto, quanto mais trabalho que fizer lá em cima, a menos trabalho tem o estômago que fazer. Isso pode ajudar a diminuir problemas digestivos.
Menos stress
Comer devagar e prestar atenção à alimentação, pode ser uma ótima forma de exercício para a cabeça. Quando estiver a comer, coma. Desligue a televisão, ponha o telemóvel em silêncio, guarde a revista, feche a porta e simplesmente desfrute do momento. Nada de pensar no trabalho que tem para entregar ou na roupa que está por passar a ferro. Experimente. Será menos um momento de stress na sua rotina diária.
Diga não ao “fast food” e à vida rápida
Uma vida caótica, com um ritmo agitado, vai levá-la à comida rápida e ao acto de a comer rapidamente. Infelizmente, este estilo de vida está a desumanizar-nos, a roubar a nossa saúde, a tornar-nos stressadas e infelizes. Para além de andarmos numa roda-viva constante, nem os pequenos momentos, como, por exemplo, as refeições, sabemos aproveitar para parar um pouco, conversar, descontrair, saborear. Contrarie tudo isso: quando for almoçar ou jantar, coma devagar. Evite as cadeias de “fast food” e escolha antes um bom restaurante ou, melhor, cozinhe uma bela refeição e dê-se ao luxo de a gozar do princípio ao fim.