6 Sementes que Ajudam a Emagrecer

Por: Helena Pavão
Atualizado em 18/07/2014

Olhando para as sementes, torna-se difícil imaginar como algo tão pequeno pode conter os ingredientes de uma planta inteira. Cheias de sabor, as sementes são uma grande fonte de nutrientes que ajudam a proteger de determinados tipos de cancro, artrite e até mesmo de possíveis doenças cardíacas. Veja as sementes que deve incluir na alimentação e que a ajudam a perder peso.

Abóbora 

As sementes de abóbora têm mais zinco do que qualquer outra semente, que é importante para queimar gordura. O zinco ajuda o corpo a produzir testosterona que é relevante na formação de músculo e ajuda a queimar gordura. Além disso, aumenta a massa muscular magra e mantém o nível de açúcar no sangue estável. As sementes de abóbora também contêm ferro e magnésio, que são importantes para manter os níveis de energia, ajudando a diminuir a ansiedade e a fadiga. Ótimas para o aparelho digestivo, também são ricas em proteínas que ajudam a aumentar a massa corporal magra e a saciedade. Também são das únicas sementes que neutralizam a acidez no organismo. Adicione-as a iogurte, a batidos, à farinha de aveia, a saladas ou onde quiser. 

Cânhamo 

Ótimos para a perda de peso e que ajudam o cérebro, são as sementes de cânhamo. As sementes de cânhamo tem um duplo efeito na perda de peso. Primeiro, contêm quase 12 gramas de proteína em apenas 3 colheres de sopa e contêm gorduras de ómega 3 que ajudam a queimar gordura no corpo. Essas mesmas gorduras também ajudam a diminuir a probabilidade de possíveis estados depressivos. Também proporcionam alcalinidade no corpo, assim como as sementes de abóbora, diminuindo a acidez. As sementes de cânhamo são uma grande fonte de energia e um calmante, com magnésio e ferro que ajudam manter a energia e com zinco e muito potássio que ajuda a combater o inchaço. Também estão cheias de fibra, que ajudam a regular o açúcar no sangue e o trato intestinal. Pode adicionar a assados, a torradas e saladas.

Chia

A maioria já sabe que as sementes de chia são ótimas para perda de peso. As sementes de chia são ricas em fibras, gorduras tipo ómega 3, magnésio, potássio, ferro e são extremamente baixas em gordura. Em 2 colheres de sopa, existe apenas 5 gramas de gordura nas sementes de chia. Compostas, principalmente, por fibra solúvel, que se transforma em gel quando em contacto com líquidos. Pode adicioná-las a batidos, leite, aveia e saladas. Ou pode mesmo fazer pudim de chia.  

Sésamo 

Sementes de sésamo são excelentes por causa da sua rica composição mineral e de proteínas. Contêm cálcio, magnésio, vitamina E e zinco, que é o que corpo precisa para um metabolismo mais rápido e ainda ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue. As sementes de sésamo também contêm fibras que ajudam a mantê-la saciada e regula a digestão. Adicione-as a saladas, batidos, sopas, refogados ou peixe assado.

Linhaça

As sementes de linhaça são uma das melhores fontes de gorduras tipo ómega 3. Este tipo de gorduras ajuda o corpo a queimar gordura e a regular os níveis de insulina no corpo. Também contêm algum ferro, proteína e muita fibra que a ajudam a ficar saciada rapidamente. São uma boa fonte de fito-estrogenos, que agem como o estrogénio natural do corpo, ajudando a manter e a equilibrar as hormonas, que, quando há um desequilíbrio hormonal, pode levar a um aumento de peso. Pode adicionar a cereais, muffins (pode substituir o ovo por uma colher de sopa de sementes de linhaça com três colheres de sopa de água).

Girassol 

As sementes de girassol são ótimas para a perda de peso, porque a ajudam a saciar o apetite. Ricas em vitamina E, as sementes de girassol atuam como um poderoso antioxidante que ajuda a combater toxinas e possíveis inflamações, desde que as coma cruas, não torradas. Também são uma fonte rica de magnésio, que ajuda a manter a ansiedade sob controle e evita o excesso de cortisol no organismo. Este ajuda também a garantir um sistema nervoso saudável e dá energia extra para que consiga queimar mais calorias.Também contêm proteínas e fibras, além de vitaminas do complexo B, que são muito importantes para queimar calorias e a manter saciada. Pode colocá-las no pão, adicioná-las a pratos de arroz (após a cozedura) ou comê-las sozinhas.

Dicas

  • Armazenamento: a maioria das sementes contêm óleos benéficos delicados que podem oxidar. Para manter as sementes frescas, pode moê-las ou então, armazená-las num recipiente hermético no frigorífico (inteiras ou moídas). Assim, consegue mantê-las vários meses.
  • Consumo: recomenda-se comer as sementes cruas para obter, sempre, a maioria dos nutrientes. Certifique-se de que consome as versões das sementes sem sal. Adicione 2 colheres de sopa de sementes por porção e tente consumir, pelo menos, duas a três porções de sementes por dia.