6 Vitaminas Essenciais para um Cabelo Saudável

Por: Helena Pavão
Atualizado em 15/02/2015

Com a idade, o cabelo tende a perder espessura e a queda é mais propensa a acontecer. Para as mulheres, este tipo de sinais tende a surgir a partir dos 30 anos. Existem muitas razões para a queda do cabelo acontecer, mas isso pode ser evitado com bons hábitos alimentares. Veja aqui como obter os nutrientes e as vitaminas certas para incentivar o crescimento do cabelo.

Cabelo saudável

O cabelo é composto essencialmente por proteínas. Então para crescer convém incluir na alimentação determinados nutrientes e vitaminas para o cabelo crescer. Para isso precisa de vitaminas, proteínas e ferro.

Vitaminas

As vitaminas são essenciais para reduzir e prevenir a queda do cabelo. As mais vitais para o crescimento do cabelo são:

Vitamina A

Esta vitamina é essencial para manter o cabelo brilhante. Como contém antioxidantes, hidrata o couro cabeludo e previne o cabelo de secar. Também ajuda a fortalecer e a tornar o cabelo mais forte. Os alimentos ricos em vitamina A são: batata doce; cenoura; fígado; gema de ovo; leite; espinafre; damasco seco; e manga.

Biotina ou Vitamina B7

A biotina ou a vitamina H é responsável pelo crescimento do cabelo. Repara o cabelo quebradiço, melhora a saúde e a textura do cabelo. Também ajuda na produção dos ácidos gordos das células e outros processos que envolvem a construção de proteínas. A ingestão da biotina aumenta o crescimento do cabelo, dá volume e espessura e proporciona o seu alisamento. Para obter a biotina pode incluir na alimentação: ovo; fermento; couve-flor; framboesa; banana; nozes; e, amêndoas.

Vitamina B12

Tal como a biotina, a vitamina B12 é essencial para evitar a queda de cabelo, pois ajuda na absorção de ferro, cuja deficiência pode originar a queda de cabelo. Para isso, basta incluir alimentos como: ovo; queijo; leite; e, iogurte.

Vitamina C

A vitamina C é ajuda no crescimento do cabelo. Tem a capacidade de curar, de maneira eficaz, o envelhecimento prematuro e a secura do cabelo. O consumo diário de vitamina C através de alimentos ou suplementos é necessário para manter a saúde do cabelo. Inclua alimentos como: melão; laranja; limão; morango; kiwi; brócolos; repolho roxo; pimento (verde e vermelho); e, tomate.

Vitamina E

Outra vitamina vital para o crescimento do cabelo é a vitamina E, sem esquecer que é infalível a eliminar problemas de cabelos secos e ásperos. Ajuda a manter a humidade e a proteger o cabelo de secar, mantendo-o brilhante. Também mantém o couro cabeludo saudável e promove a circulação sanguínea. Os alimentos mais ricos em vitamina E são: amêndoas; peixe; leite; amendoins; espinafre; sementes de girassol; e, ervas secas.

Ácido fólico

Esta vitamina é a mais milagrosa de todas. Desempenha um papel importante na medida em que torna o cabelo mais forte e brilhante, enquanto que o hidrata. Também é perfeita para combater o envelhecimento do cabelo. Qualquer fonte que tenha vitamina B também é rica em ácido fólico.

Ferro

Apesar de as vitaminas serem essenciais para um cabelo saudável, há que não esquecer o ferro. Muitos problemas capilares estão relacionados com a deficiência de ferro. A ingestão diária de ferro ajuda a regular a saúde do sangue e, por consequência, incentiva o crescimento do cabelo. Também é responsável por manter as raízes do cabelo fortes. Os alimentos mais ricas em ferro são: carne vermelha; vegetais verdes; carne de peru; feijão; e, frutos secos.

Proteína

Outro nutriente essencial, para além das vitaminas e do ferro, para um cabelo saudável, é a proteína. As proteínas são essenciais para a estrutura do cabelo, tornando-o mais brilhante. Sem as vitaminas, o ferro e as proteínas, o cabelo tende a ficar sem brilho, vitalidade e mais propenso à quebra e queda. Para obter as proteínas necessárias, basta incluir na sua alimentação: couve; leite; queijo; entre outros.

Se necessário, pode tentar obter todas estas vitaminas através de suplementos nutricionais, indicados para o cabelo.