7 Alimentos que Envelhecem a Pele

Por: Helena Pavão
Atualizado em 08/12/2014

O que come afeta a pele para melhor ou pior. Apesar de, de vez em quando, não fazer mal, uma má alimentação constante, pode acelerar o processo de envelhecimento da pele a longo prazo. Veja aqui que alimentos deve consumir com moderação para continuar jovem.

Doces

O excesso de açúcar pode dar início a um processo chamado glicação que acontece quando come mais açúcar. Este excesso de moléculas de açúcar pode danificar o colagénio, responsável pela pele firme e jovem.

Álcool

Um fígado saudável significa uma pele saudável. Quando o fígado está a funcionar bem, as toxinas, que podem, eventualmente, afetar a pele, são expelidas naturalmente através do corpo. Mas se as toxinas se acumulam no fígado, então a pele poderá desenvolver problemas como acne, rugas e descoloração. O álcool também desidrata e influencia negativamente o sono. Um sono inadequado está ligado a rugas, pigmentação, tez irregular, e diminuição da elasticidade da pele.

Carne carbonizada

Uma carne “demasiado” bem passada pode conter hidrocarbonetos pró-inflamatórios, que podem quebrar o colagénio da pele. Não precisa de deixa de comer carne, mas raspe sempre algum pedaço que esteja preto.

Alimentos salgados

Não faz mal usar sal na cozinha desde que a sua ingestão seja baixa.Muitos alimentos enlatados são preservadas com sódio, o que pode fazer com que retenha líquidos e a faça inchar. Dica: se precisar de uma solução rápida para combater a retenção de líquidos é com um hidratante que contenha cafeína, que ajuda a reduzir o inchaço quando aplicado topicamente.

Carnes processadas

Esse tipo de carnes têm sulfitos e outros conservantes que podem causar irritação na pele e acelerar o seu envelhecimento. Para além disso, também tendem a ser ricos em sal, o que pode torná-la inchada, e normalmente este tipo de carnes está associado a diferentes doenças do coração.

Comida picante

Evite comer muitas vezes comida picante. Esta tende a agravar a pele e a causar danos durante a menopausa. A comida picante tende a dilatar os vasos sanguíneos, oque na menopausa, pode dar à pele mais manchas e uma aparência menos jovem.

Carne vermelha

Este tipo de carne gera radicais livres, que por si danificam as células saudáveis. Isto tende a afetar a capacidade da pele de ser proteger e gerar colagénio. Apesar de não haver qualquer problema em comer de vez em quando, o ideal é eleger carnes mais magras e brancas, como, por exemplo, o perú ou o frango.

Qualquer coisa com cafeína

A cafeína é como qualquer outro diurético, que ajuda numa melhor regulação dos intestinos, mas também na libertação de água. Isso inclui a pele. Uma pele desidratada tende a ficar sem brilho e com uma aparência envelhecida.