7 Truques para Manter o Cabelo Saudável durante o Inverno

Por: Helena Pavão
Atualizado em 18/03/2016

Agora que os dias mais frios estão a chegar, é hora de começar a pensar em maneiras de proteger e cuidar o cabelo dos danos que o frio pode causar. Aqui tem algumas dicas para ajudá-la a manter o cabelo saudável e bonito durante o Inverno.

Proteger

Uma dica simples para proteger o cabelo é usar um chapéu ou um gorro em algodão. Não só protege o cabelo, como o algodão reduz a estática. Um couro cabeludo seco produz menos óleo, o que pode dar mais estática ao cabelo. Se isso é um problema que a afeta, pode mudar a escova do cabelo. Eleja escovas com cerdas naturais que ajudam a redistribuir os óleos do couro cabeludo para o resto do cabelo e diminuir a estática.

Vitamina E

O óleo com vitamina E é uma boa maneira de simular os óleos  naturais do couro cabeludo. Basta aplicar um pouco de óleo de vitamina E antes de dormir e pentear o cabelo para repor a humidade. 

Hidratar

Durante os meses mais frios, é uma ótima ideia para tratar o cabelo uma vez por semana para uma máscara hidratante. Isso vai ajudar a repor a humidade, o que tende a diminuir com as diferenças de temperatura. Outra alternativa às máscaras hidratantes é aplicar óleo seco no cabelo, depois de o lavar, para hidratar e dar brilho aos cabelo secos.

Lavar

Durante o Inverno, deve manter as lavagens no mínimo para impedir que o cabelo seque muito. Tente lavar até três vezes por semana no máximo.

Secar

Antes de sair de casa, certifique-se que seca bem o cabelo. Não só vai impedir que fique doente, como impede que o ar frio no cabelo húmido danifique ainda mais o cabelo.

Cortar

Cortar regularmente o cabelo é uma boa maneira de manter o cabelo saudável durante o Inverno. Basta costar as pontas a cada seis a oito semanas para impedir que o cabelo seque.

Penteados 

Como com o frio, o cabelo tende a secar mais rapidamente, se usar ferro de alisar/encaracolar em demasia, só vai secar ainda mais o cabelo. Por isso, evite o uso de ferro de alisar e/ou encaracolar. Tente escolher penteados que não precisem dessas ferramentas e que não afetem a saúde do cabelo, como, por exemplo, rabo-de-cavalo, tranças, entre outros.