8 Alimentos para Prevenir a Fadiga
Tenha dormido mal ou trabalhado demais, a falta de energia e o cansaço durante o dia é algo preocupante, mas que pode ser resolvido através da alimentação. Em vez de comer algo açucarado que apenas lhe dá energia por breves instantes, experimente outros alimentos mais saudáveis que ajudam a combater o cansaço e dar energia para o resto do dia.
Sementes de abóbora
Estudos comprovam que pessoas com baixos níveis de magnésio, tendem a ficar sem energia e cansadas mais facilmente. As sementes de abóbora, ricas em magnésio, ajudam a fornecer metade da dose diária recomendada de magnésio. Basta 1/4 de chávena de sementes.
Iogurte
Uma dor de estômago pode significar sonolência, se sofre de síndrome da fadiga crónica (SFC). Estudos sugerem que um desequilíbrio dos micro-organismos no trato digestivo é parcialmente derivado do SFC. Comer iogurtes ajuda a aumentar o nível de bactérias boas (probióticos), melhorando por consequência os sintomas de fadiga, tanto ao nível de saúde física como mental. Basta 200gr, duas vezes por dia.
Trigo
Sabia que a fibra pode ajudar a combater a gordura? E não só. A fibra é um nutriente que também pode ajudá-la a sentir-se mais desperta. Estudos comprovam que as pessoas que têm uma dieta rica em fibra de trigo tendem a estar menos cansadas do que as que não comem tanta fibra, já para não falar das melhorias ao nível digestivo.
Grãos Integrais
Apesar de serem algo proibido nas dietas, os carbohidratos são essenciais para aumentar os níveis de energia. Alimentos como bolachas integrais, aveia, compostos por carbohidratos complexos, como são libertados de forma lenta no corpo, ajudam a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis, o que ajuda a manter os níveis de energia.
Nozes
Os ácidos gordos do tipo ómega 3 são ótimos para aliviar os sintomas de depressão que contribuem para a fadiga crónica. As nozes são um bom alimento para obter ómega 3, pois são extremamente ricas nessa gordura saudável. Basta consumir 1/4 de chávena de nozes sem casca.
Chá
O chá traz mais benefícios à fadiga que o café. A L-Teanina, o aminoácido encontrado naturalmente no chá, quando combinada com a cafeína, melhora a cognição de forma mais eficaz do que a cafeína isolada. Ajuda a melhorar a atenção, a memória, o tempo de reação e a diminuir a fadiga mental.
Melancia
A desidratação é uma das causas para a fadiga. Consumir água ou alimentos ricos em água ajuda a manter a hidratação do corpo e os níveis de concentração mental. A melancia é um alimento extremamente rico em água, com a vantagem de ter poucas calorias (46 calorias numa chávena com melancia)
Pimentão vermelho
A vitamina C é mais do que um antioxidante, também ajuda a reduzir o stress e o excesso radicais livres no corpo, que contribui para a fadiga crónica. Estudos comprovam que o consumo diário de 6gr de vitamina C ajudava a aumentar os níveis de cortisol e a diminuir a fadiga. Um alimento extremamente rico em vitamina C é o pimentão vermelho. Uma chávena de pimentão cortado aumenta em quase 200% a dose diária recomendada de vitamina C e tem apenas 29 calorias.