9 Dicas para uma Digestão Saudável
Existem muitas mulheres que se queixam de má disposição, mal estar ou do estômago, o que acaba por tornar qualquer refeição um martírio. Se não faz bem a digestão, pode sempre alterar alguns hábitos de forma ao seu organismo reagir melhor. Veja as nossas dicas e aprenda a comer melhor para uma digestão correta.
Medicação
Nunca tome medicação sem aconselhamento médico. Existem muitos medicamentos que ajudam a combater os sintomas de uma má digestão e isso pode esconder potenciais problemas e influenciar o diagnósticos de doenças mais graves. Além disso, existe medicação que contêm ingredientes que causam problemas digestivos.
Bom senso
Há que ter cuidado com o que se come nas refeições. A principal regra para uma refeição não cair mal é evitar aquilo que não faz bem e eleger alimentos que não costumam provocar sintomas. Há que comer corretamente e em quantidades razoáveis.
Horários
Independentemente da falta de tempo, há que guardar um tempo para comer com calma. Faça as refeições nos horários corretos, num ambiente calmo e com tempo para comer corretamente.
Jejum
Se sabe que vai ficar mais de quatro horas sem comer, faça um lanche leve. Uma fruta ou uma barra de cereais é algo que pode trazer consigo para lanchar quando necessário.
Sesta
Deitar depois das refeições é a pior coisa que pode fazer.Deve esperar um intervalo de, no mínimo, 90 minutos entre a última refeição e a sesta ou mesmo quando vai dormir.
Frutas, verduras e legumes
Dê preferência a alimentos como fruta, verdura e/ou legumes em vez dos alimentos demasiado gordurosos ou muito condimentados (principalmente com excesso de alho, cebola, pimentão e afins). Se não gosta muito desse tipo de alimentos, experimente prepará-los de forma criativa. Já existem muitas maneiras de cozinhar esses alimentos de forma saborosa e original.
Leite
O leite alivia a sensação de ardor no estômago a algumas pessoas, mas como é rico em cálcio e proteínas, que ajudam a estimular a secreção ácida do estômago,recomenda-se apenas um copo, uma a duas vezes por dia. Evite o leite antes de ir dormir.
Bebidas alcoólicas
Bebidas alcoólicas devem ser ingeridas com moderação e nunca em jejum. Se quer beber álcool, mas é sensível, tente forrar o estômago antes de consumir qualquer bebida. Os refrigerantes e as bebidas com gás também devem ser consumidas com moderação, pois o gás distende a parede do estômago e provoca a sensação de enfartamento, o que tende a estimular, por consequência, a secreção ácida.
Café
O café depois do almoço e do jantar não tem problema. O que não pode acontecer é consumir excessivamente café. Isto é válido para o café (mesmo o descafeinado) como também para a maioria dos chás. Os melhores chás são os de erva-doce e camomila.