Acne: 5 Alimentos Proibidos
Não existe nada pior do que acordar com uma espinha enorme no rosto. A verdade é que os efeitos do acne em cerca de 80% das pessoas com idades entre os 11 aos 30 anos são prolongados e podem continuar para além desses anos. Mas antes de gastar fortunas em tratamentos caros e possivelmente tóxicos que podem fazer mal a longo prazo, considere a raiz do problema. Pode descobrir que os hábitos alimentares podem ser a fonte do problema e algo simples como ajustar a alimentação pode ser o suficiente para limpar a pele. Veja aqui os principais alimentos que deve eliminar da sua alimentação.
Açúcar
Provavelmente, já sabe que muitos doçarias, principalmente o chocolate, podem levar a piorar o acne. O álcool também se insere na categoria do açúcar. Estas indulgências podem levar a um aumento da insulina, que, por sua vez e através da excreção de uma substância oleosa chamada sebo pode levar à obstrução dos poros. Coma antes alimentos que são naturalmente doces, como o melão ou a batata doce, que também são ricos em beta-carotenos, ótimos para a eliminação de manchas da pele.
Laticínios
Sim, um consumo excessivo de leite, queijo ou sobremesas cremosas pode originar espinhas. Estudos indicam que é devido à presença de todas as hormonas e aditivos (estrogénio, progesterona, esteróides, entre outros) e do elevado teor de açúcar natural. No entanto, alimentos ricos em cálcio são importantes para uma pele saudável, mas pode obter isso de outro tipo de alimentos mais saudáveis e menos prejudiciais, como vegetais verdes (soja, brócolos, couves).
Cafeína
Se está a eliminar ou a reduzir o consumo de açúcar e leite, pode também eliminar café ou chás com cafeína. A cafeína é um grande impulsionador do acne, pois desequilibra as hormonas e causa picos de stress no corpo. Felizmente, pode obter energia a partir de determinados alimentos que não impliquem o consumo de cafeína.
Comida processada/refinada
Alimentos com um índice glicémico elevado, como assados, batatas fritas, salgados e/ou com glúten afetam os níveis de açúcar no sangue e os níveis hormonais. Tal como o açúcar, estes tipo de alimentos também podem levar a um excesso de insulina e, portanto, podem causar a pioria do acne, originando uma acumulação de bactérias. Aposte em alimentos frescos, orgânicos, integrais.
Alimentos gordurosos ou fritos
Enquanto que a maioria dos estudos conclui que o óleo não causa espinhas, alguns demonstram que há uma correlação. Pensa-se que se deve, principalmente, a um problema ligado à má qualidade de óleos processados, o que pode aumentar a insulina e alterar os folículos. Além disso, os alimentos fritos não são saudáveis de qualquer forma. Consuma alimentos ricos em gorduras saudáveis, como o abacate e as nozes, e opte por assados em vez de fritos.
Embora possa parecer que tem que limitar o consumo das coisas boas, é possível ter uma alimentação rica, variada e extremamente saudável. Consuma o máximo de produtos frescos, orgânicos, legumes, grãos integrais, nozes e sementes. A sua pele vai adorar o consumo de toda a fibra, proteína, ómega 3, vitaminas e enzimas digestivas naturais. Beba muita água para se manter hidratada e expulsar as toxinas existentes.
Tendências de Cabelos Outono-Inverno 2015/2016
Cores de Cabelo Outono-Inverno 2014/2015
7 Remédios Naturais para Tratar o Eczema
7 Razões para Usar Óleo de Coco para Bronzear
Truques de Maquilhagem para Pele com Eczema