Aromaterapia: 5 Aromas Anti-Stress

Por: Helena Pavão
Publicado em 21/01/2015

Se passa horas a olhar para o relógio ou com dores de pescoço após um dia longo de trabalho, talvez esteja a precisar de algum tratamento que a ajude a acalmar. Apesar de uma boa massagem ser uma boa alternativa para relaxar, existem outro tipo de alternativas mais simples e até mais acessíveis para relaxar. A aromaterapia é uma ótima maneira de acalmar o sistema nervoso. Aprenda aqui quais são os aromas a usar quando precisa de relaxar.

Como funciona?

Todos os aromas ajudam a estimular a parte emocional do nosso sistema nervoso. É exatamente por isto que existem determinados cheiros que avivam recordações felizes ou até mesmo momentos relaxantes e é isso que deve procurar na aromaterapia. Dependendo do tipo de associação que tem a uma determinada memória, esse aroma pode ajudá-la a recriar e a avivam essa recordação dando-lhe a mesma sensação.

Lavanda

O aroma de lavanda fresca antes de ir dormir é fantástico para acalmar e induzir o sono. Se a isso juntar um bom livro, melhor ainda. A lavanda também pode ser usada como relaxante numa massagem, banho ou até mesmo num simples escalda-pés.

Canela

A canela é uma adição deliciosa ao café com leite, mas não só. Esta possui um aroma que reduz o stress e induz o bom humor. É o complemento ideal para o café matinal.

Floral

A frésia e a tuberosa são dos aromas mais apelativos ao nível da perfumaria. Esta fragrância doce ajuda a atenuar o stress de um longo dia de trabalho.

Citrinos

A maioria dos aromas dos citrinos são relaxantes e energizantes, sejam estes laranja, tangerina, limão, lima, entre outros. Pode usar numa massagem para relaxar e ao mesmo tempo para dar um pico de energia ao corpo.

Chocolate

Quem é que não tem desejos de chocolate quando está naquela altura do mesmo? O simples aroma de chocolate acalma as hormonas associadas ao stress, com a vantagem de ter um sabor delicioso.