Como Acabar com as Pontas Espigadas?
Depois dos meses de frio, em que o cabelo fica mais fraco, danificado e sem brilho, o que podemos fazer? O ideal é sempre prevenir. Veja as nossas dicas para prevenir e eliminar as pontas espigadas.
Identifique a Causa
Um dos grandes culpados do cabelo seco e das pontas espigadas, são as placas de modelar o cabelo e os secadores. Quanto mais calor se usar no cabelo, maior é a probabilidade de estragar as proteínas do cabelo, tornando-o quebradiço. O ideal é usar sempre um protetor térmico no cabelo e usar temperaturas baixas.
Repare as Pontas
A maioria das pessoas, elimina as pontas espigadas ao cortar o cabelo. Mas, hoje em dia, já existem soluções alternativas para reparar o cabelo. Pode informar-se com o seu cabeleireiro para ver se existe algum tratamento que possa fazer ou então pode fazer máscaras de azeite, óleo de coco ou mesmo mel. Qualquer um destes ingredientes, funcionam como hidratantes poderosos e fazem milagres ao cabelo danificado. Dica: se tem cabelo com tendência oleosa, as máscaras de azeite ou óleo de coco só devem ser usadas uma a duas vezes por mês. A de mel é a mais indicada para um uso mais regular.
Cuidado com a Escova
A escova de cabelo pode ser uma causa para o cabelo danificado. Escolha escovas com cerdas naturais e flexíveis, porque assim diminui a probabilidade de "puxar" e quebrar os fios de cabelo. Também contribui para uma distribuição uniforme dos óleos naturais do cabelo, tornando-o mais brilhante.
Cabelos Ondulados
Com tendência a serem mais secos e a frisarem mais rapidamente, os cabelos ondulados exigem o dobro da atenção, principalmente quando à variação de temperaturas. Em tempo quente, evite os secadores. Basta usar um spray com água quente (50%), amaciador (50%) e uma pitada de sal, depois secar parte do cabelo com a toalha (sem esfregar) e deixar secar naturalmente.
Abacate
Um ótimo tratamento para as pontas do cabelo é o abacate. Consumir abacate faz maravilhas ao cabelo e à pele. O óleo de abacate também é ótimo para amaciar o cabelo rebelde e seco, porque é um óleo leve e muito hidratante. Dica: esmague meio abacate e massaje a mistura no cabelo lavado e molhado. Deixe atuar por 15 minutos e enxague com água.
Evite Prender Sempre o Cabelo
Outra rotina que da cabo do cabelo é prender o cabelo sempre da mesma forma e no mesmo lugar. Isso danifica e enfraquece o cabelo. Se precisa de andar com o cabelo preso, varie o penteado de vez em quando (um apanhado mais em baixo ou em cima, um coque ou uma trança lateral).
Aumente o Tempo de Pintura
Tente diminuir as vezes que pinta o cabelo. A tinta é algo extremamente agressivo para o cabelo e se puder alargar o período em que "retoca" o cabelo para oito semanas ou mais, não só ajuda a proteger mais o cabelo como também poupa dinheiro. Dica: Já existem alternativas para disfarçar o crescimento do cabelo como produtos de minerais em pó pigmentados.
Evite o Secador
Não use o secador com muita frequência. Se precisa mesmo, tente secar só a raiz e evite passar nas pontas para não frisar tanto o cabelo. Outra alternativa é usar o protetor térmico.
Tendências de Cabelos Outono-Inverno 2015/2016
Cores de Cabelo Outono-Inverno 2014/2015
7 Remédios Naturais para Tratar o Eczema
7 Razões para Usar Óleo de Coco para Bronzear
Truques de Maquilhagem para Pele com Eczema