Como Combater a Ansiedade?

Por: Helena Pavão
Publicado em 17/01/2015

A maioria de nós sofre com sintomas de ansiedade, seja a longo prazo ou em algum momento de mais stress da nossa vida. Hoje em dia e infelizmente com o stress, a ansiedade é algo inevitável da vida moderna. Como a medicação nem sempre deve ser uma opção, tem aqui alguns métodos úteis e naturais para lutar contra os sintomas de ansiedade.

Aromaterapia

A aromaterapia tem imensos efeitos poderosos no que diz respeito ao estado de espírito de uma pessoa. Inúmeros óleos essenciais, como a lavanda, o sândalo e a salva, ajudam a eliminar os sintomas da ansiedade e transmitir uma sensação de relaxamento. Isto acontece porque os recetores de cheiro do nariz estão ligados às áreas do cérebro responsáveis pelas emoções. O truque está em usar um óleo essencial puro e terapêutico em conjunto com uma respiração profunda de forma a obter um alívio imediato. 

Exercício

Quando se sofre de ansiedade, a última coisa que apetece é ir ao ginásio. Por mais difícil que possa parecer (e sim, pode parecer muito, muito difícil), o exercício regular é realmente uma das suas melhores defesas contra a ansiedade. O exercício ajuda produzir substâncias químicas no cérebro, como a serotonina e a dopamina, que são responsáveis pela sensação de prazer e euforia, ajudando assim a atenuar os efeitos negativos do stress e a sensação de pânico. Vinte minutos numa passadeira pode alterar completamente o cérebro, eliminando a ansiedade.

Alimentação

Mudanças no estilo de vida e na dieta não vão curar a ansiedade, mas se fizer determinadas escolhas alimentares, pode ajudar a aliviar os sintomas de ansiedade. O triptofano, responsável pela sonolência após um consumo excessivo de comida rica nesse tipo de aminoácido, pode ajudar a atenuar os sintomas de ansiedade. O mesmo acontece com os carbohidratos complexos que têm um efeito calmante no sistema nervoso, ao contrário dos carbohidratos simples, como o açúcar.

Ervas e suplementos

Existem inúmeras ervas (seja em infusão ou suplemento) que podem ajudar a atenuar drasticamente a sensação de stress e ansiedade. A camomila é um dos remédios calmantes mais comum, normalmente consumida como infusão. Não só tem propriedades calmantes como contribui para um sono adequado. Da mesma forma que o aminoácido L-Teanina ajuda a acalmar e a aumentar a concentração de quem está a sofrer de sintomas de ansiedade, como uma frequência cardíaca e pressão arterial elevadas. A L-Teanina encontra-se presente no chá verde, mas para resultados mais eficazes o ideal é optar por suplementos mais concentrados.

Acupressão

Semelhante à acupuntura, a acupressão utiliza a pressão aplicada a determinados pontos do corpo para estimular a circulação sanguínea e aliviar a tensão muscular. É recomendado que consulte um especialista treinado no tratamento para ver os resultados reais, mas mesmo "auto-acupressão" pode ser eficaz na diminuição dos sintomas de ansiedade de forma rápida e fácil. Para uma introdução à acupressão, tente aplicar com pressão os polegares das duas mãos no "terceiro olho", localizado na testa direita, logo acima da ponte do nariz. Parece básico, mas vai ficar surpreendida com a quantidade de tensão este truque simples pode libertar.

Exercícios de respiração

Aliviar a ansiedade em minutos pode ser tão simples como mudar apenas a forma como respira. Muitas vezes, os sintomas de pânico fazem com que não consiga respirar como se não houvesse ar suficiente no quarto. Exercícios de respiração profunda são fundamentais na luta contra esses sintomas. Um dos métodos de eleição é a "respiração abdominal", que envolve relaxar os ombros e costas e, depois, respirar lenta e profundamente pelo nariz. Depois, sustenha a respiração alguns segundos e depois expire lentamente, de forma controlada através da boca. Repita até se sentir melhor.