Como Cuidar das Mãos Secas e Gretadas?

Por: Helena Pavão
Atualizado em 10/02/2015

As diferenças de temperatura afetam as mãos. As temperaturas extremas tendem a causar vermelhidão, secura extrema nas mãos e a principal causa é a falta de humidade. Como os óleos naturais da pele são eliminados, as mãos ficam mais secas e gretadas. A boa notícia é que é possível corrigir esse problema com algumas dicas para conseguir umas mãos suaves e macias.

Proteção

As mãos conseguem suportar as alterações climatéricas severas se as barreiras dermatológicas estiverem ativas. Esta barreira é composta por uma mistura de proteínas, lípidos e óleos naturais. Estes protegem a pele e dependem, sobretudo, da genética. Se tiver uma barreira fraca, então estará mais propensa a sintomas como pele sensível, prurido, vermelhidão, eczemas e a secura extrema. Se tem este tipo de sintomas frequentemente, então deve redobrar a proteção.

Hidratação

Para tratar mãos secas e gretadas, então precisa de restituir a humidade que a pele necessita. Beber água é meio caminho andado, mas não só. É o hidratante que aplica diretamente na pele que vai impedir que a água na pele evapore e lhe vai dar uma aparência saudável. Comece a hidratar antes que tenha um problema. Colocar creme uma vez por dia não chega. Para que o efeito seja duradouro, deve aplicar, mínimo, creme seis vezes por dia para restituir a proteção necessária.

Aplicação

Para alcançar esse objetivo, deve colocar um produto adequado. Para além de ter um produto de mãos em casa, tente ter versões em miniaturas, na bolsa e na mesinha de cabeceira para que torne a aplicação do creme um hábito. Quando aplicar, massaje as mãos por completo sem esquecer as unhas e as cutículas, que podem ficar tão secas como a pele das mãos.

Creme hidratante adequado

Quando escolher o creme de mãos para si, tem que ter em conta apenas dois tipos de ingredientes: emolientes e humectantes, que são os que fazem a maior parte do trabalho quando se trata de manter a pele macia e hidratada. Os emolientes vão preencher as lacunas entre as células, mantendo a pele suave, macia e flexível. Basta ter em conta ingredientes como, a lanolina, o óleo de jojoba, o palmitato de isopropilo, o linoleato de propileno glicol, esqualeno, e estearato de glicerol. Os humectantes aumentam a quantidade de água na camada exterior da pele e basta ter em conta ingredientes como a glicerina, o ácido hialurónico, o sorbitol, o propileno glicerol, a ureia e ácido láctico.

Lavagem

Para proteger as mãos da lavagem frequente, escolha um sabão neutro, use água morna (não quente), seque as mãos suavemente e aplique um hidratante de imediato.

Luvas

Use luvas se for para a rua, especialmente, em dias extremamente frios. Se as mãos se molharem, seque-as e aplique creme hidratante.

Mãos sensíveis

Se as mãos, para além secas e ásperas, tendem a ter pequenas fissuras, é hora de eleger hidratantes mais terapêuticos. A vaselina é uma boa opção ou então pode sempre escolher um creme hidratante, rico e gordo e na hora de dormir pode sempre aplicar e depois colocar umas luvas de algodão para aumentar a hidratação durante a noite.

Se a pele é saudável, estes cuidados básicos são o suficiente para manter as mãos macias, suaves e bonitas.