Como Eliminar o Açúcar da sua Alimentação?
Apesar de acreditarmos que não consumimos demasiado açúcar, o mais provável é estar a ingerir açúcar noutro tipo de alimentos que desconhecemos. O açúcar é adicionado a alimentos que não são doces, como, por exemplo, a pães, molhos, condimentos. Uma dieta rica em açúcar aumenta a probabilidade de cáries, doenças cardíacas e diabetes, já para não falar de aumento de peso. Corte a ingestão de açúcar com algumas dicas simples.
Rótulos
Esteja atenta aos rótulos dos alimentos e vai começar a aperceber-se de que muitos deles têm açúcar. Mesmo alimentos que não são doces, como, molho de tomate, bolachas, molhos de salada têm açúcar. Em geral, o açúcar é dos primeiros ingredientes listados no início, logo esteja atenta.
Derivados
Quando ler os rótulos, procure outras palavras para além de açúcar. Às vezes, este aparece com nomes como xarope de milho, de cana seca, sacarose, melaço, mel, entre outros. Mesmo em alimentos aparentemente saudáveis, como iogurtes ou cereais, podem conter entre três a quatro tipos de adoçante. Se houver vários tipos de açúcar no rótulo, é uma indicação de que a comida não é assim tão saudável.
Sem açúcar
Uma boa estratégia para cortar com o açúcar é comprar alimentos que não têm açúcar (sem açúcar). Desde leite de soja ou amêndoa, manteiga de noz e sal, aveia, entre outros.
Não seja radical
Não corte de vez com o açúcar. O ideal é fazê-lo aos poucos. Se tende a usar dois pacotes de açúcar no café, tente usar apenas um durante uma semana, depois passe para metade na semana seguinte e no fim corte de vez. O mesmo pode fazer com os outros alimentos. Se gosta de iogurte açucarado, experimente usar a doçura de fruta fresca.
Proteína e gordura
A maioria dos carbohidratos pouco saudáveis estão cheios de açúcar e criam picos de energia rápidos, dando-lhe fome rapidamente. Para minimizar esses picos, invista numa alimentação rica em proteínas, gorduras e fibras saudáveis. Isto ajudará a manter os níveis de açúcar no sangue equilibrados e a mantê-la saciada por mais tempo. As gorduras saudáveis são uma peça-chave, porque ajudam a mantê-la saciada e diminuem o desejo pelo açúcar. Aposte em gorduras como abacate, nozes, sementes e óleos saudáveis para o coração, como azeite de oliva, óleo de noz, e óleo de coco.
Açúcares artificiais
Quando está a eliminar a ingestão de açúcar, pode ser tentada usar açúcares artificiais. Mas tente resistir aos refrigerantes diet, doces light, e pacotes de adoçante. Estes podem atrapalhar o gosto pelos doces. Quando come algo doce, o corpo espera calorias e nutrição, mas os açúcares artificiais não dão ao corpo essas coisas.
Sabor
Muitas pessoas usam a baunilha, especiarias e fruta para dar um sabor doce aos alimentos sem ter que usar açúcar. Pode tomar um café com leite sem açúcar e adicionar um pouco de baunilha para dar sabor. A canela é fantástica para usar em vários alimentos, com a vantagem que ajuda a regular naturalmente o açúcar no sangue e a controlar o apetite.
Bebidas
Evitar os refrigerantes é bom, mas não são as únicas bebidas que contêm açúcar. Alguma bebidas consideradas saudáveis podem conter quantidades consideráveis de açúcar. Tenha cuidado com as águas de sabor, chás gelados, bebidas energéticas, entre outras.
Doces
Desfrute da sobremesa. Pode usufruir de vez em quando de um doce oacasional, uma vez que consiga cortar com o açúcar. O truque está em evitar consumir açúcar noutros alimentos que não são doces. Para não abusar, defina que só pode comer uma sobremesa ao fim-de-semana e só depois de uma refeição.
Resista
Ao início, a redução de açúcar pode parecer impossível. Mas, com o tempo o paladar vai-se adaptando. O açúcar vai parecer demasiado doce e a doçura de alimentos mais naturais vão ser suficientes e irão saber melhor.