Como Escolher o Protetor Solar?

Por: Helena Pavão
Atualizado em 10/02/2015

Independentemente do tempo, o protetor solar deve ser aplicado o ano todo para proteger a pele dos danos do sol. Os raios UV do sol são prejudiciais, podendo causar envelhecimento prematuro e aumentar a probabilidade do cancro da pele. Mas como é que se escolhe o protetor solar certo? Veja aqui algumas dicas.

Ingredientes perigosos

Verifique sempre o tipo de ingrediente que o protetor solar tem na embalagem. Isso vai ajudar a ver se o protetor solar contém oxibenzona, um composto que provoca reações alérgicas

Creme

Os protetores solares em spray e/ou em pó tem uma base mineral, que contem nano partículas. Estas podem entrar na corrente sanguínea e causar vários problemas de saúde. Evite esse tipo de protetores e escolha antes as versões em creme.

Proteção solar (FPS) 30

Verifique sempre a gama de FPS mencionada na embalagem do protetor solar. Qualquer coisa acima de FPS 15 é considerado uma boa proteção. Mas se quiser uma proteção melhor, eleja os protetores solares de FPS 30 ou superior, uma vez que estes produtos oferecem a melhor proteção contra os raios UV do sol.

Minerais de zinco ou titânio

Ao verificar a lista de ingredientes, esteja atenta ao dióxido de titânio ou óxido de zinco. Este é um ingrediente adicionado ao produto para proteção UV. Mas o óxido de zinco dar ao rosto uma aparência pálida.

À prova de água e resistente ao suor

Compre um protetor solar que seja à prova de água e resistente ao suor. Um protetor solar que não oferece esse benefício é um pouco inútil. Se tiver que fazer uma caminhada, corrida ou for para a praia, use um protetor solar resistente à água e ao suor e não se esqueça de ir (re)aplicando.

Protetor solar infantil

As crianças precisam de proteção solar tanto quanto, se não mais, do que nós, os adultos. Mas tenha muito cuidado ao escolher um protetor solar para elas. As crianças têm a pele sensível e ingredientes que podem causar reações alérgicas. Faça uma pequena pesquisa e adquira um creme especialmente criado para as crianças. Estes protetores solares não contêm ácido para-aminobenzóico (PABA), nem benzofenonas e são suaves para a pele.

Alergias

Para as pessoas que têm pele sensível e sofrem de irritação e/ou alergias, é importante para evitar os protetores solares que contenham álcool, fragrâncias, químicos ou conservantes.

Protetor solar em spray

É melhor evitar protetores solares em spray. Não só pelo que já foi mencionado anteriormente, mas porque desperdiça demasiado produto. Se mesmo assim prefere a versão em spray, tenha cuidado para não inalar a névoa após a pulverização.

Prurido

O protetor solar não causar prurido ou comichão o rosto ou corpo. Se o protetor solar causa essa sensação, então está na hora de o deitar fora e comprar algo que seja confortável e se adapte ao tipo de pele.

Acne

Se tem uma pele oleosa ou propensa ao acne, use um protetor solar com base de água. Estes não tendem a afetar a pele como cremes à base de óleo.

Preço

Só porque um protetor solar é caro não significa que é o melhor. As marcas caras podem dar uma falsa sensação de segurança e podem não ser tão eficazes como algumas marcas mais baratas.

Prazo de validade

Por último, mas não menos importante - verifique a data de validade da embalagem. Isso deve ser um hábito para todos nós quando se adquire qualquer produto. Um produto para ultrapasse o  prazo de validade pode causar danos graves na pele, porque os ingredientes tendem a degradar-se com o tempo.