Como Fazer Fruta para Bebé
A fruta é essencial na alimentação do bebé e deve fazer parte do processo de diversificação alimentar do bebé, que tem início entre os 4 e os 6 meses de idade, nos casos em que a amamentação exclusiva não se prolonga até aos seis meses, como sugere a Organização Mundial de Saúde.
Que frutas dar ao bebé?
Até aos 9 meses
- Maçã
- Pera
- Banana
Estes três frutos são aconselhados devido a serem de fácil digestão e menos alergénicos.
Como preparar
Opte por fruta crua mas madura, lave-a bem, retire casca e sementes, esmague-a ou triture-a para fazer o puré de fruta. Utilize sempre fruta à temperatura ambiente e descascada no momento. A maçã e a pera devem ser inicialmente cozidas e depois esmagadas com a ajuda de um garfo ou da varinha mágica.
Note que a fruta não deve constituir, por si só, uma refeição e deve ser servida como sobremesa, após a papa láctea ou o puré de legumes.
Dos 9 aos 12 meses
- Manga
- Papaia
- Melão
- Meloa
- Melancia
Até aos 12 meses evite frutas que podem causar reações alérgicas ao bebé, como os citrinos, ananás, morango, kiwi e maracujá. Outra sugestão passa por adicionar pequenos pedaços de fruta a um iogurte natural não açúcarado. (Note que, no máximo, o bebé deve comer um iogurte por dia).
Como preparar a fruta
A fruta cozida é indicada na fase inicial, quando o bebé come fruta pela primeira vez e se faz a transição do leito materno para os alimentos sólidos. Em alternativa, opte por assar a maçã ou pera (sem adicionar açúcar).
Gradualmente vá aumentando a consistência do fruta que dá ao bebé, passando do puré para uma textura granulosa e finalmente em pedaços.
O que fazer quando o bebé não quer comer fruta?
Se o bebé não mostrar interesse em comer a fruta, não desespere. Está a começar uma nova fase na alimentação e é natural que rejeite inicialmente a textura ou sabor da fruta. Lembre-se que a hora da refeição deve ser um momento agradável para pais e crianças.