Como Fazer um Jardim na Varanda?
Atualizado em 07/08/2013
Seja para criar um espaço mais colorido e acolhedor, ou para ter a sua própria horta de ervas aromáticas, saiba como fazer um jardim na varanda de casa.
Planeamento
- Comece por planear o tipo de jardim que pretende, as plantas a incluir e qual a sua distribuição pelo espaço. É importante que tenha em conta as dimensões da varanda, bem como as condições de iluminação, humidade e o vento. Mesmo nas varandas dos apartamentos mais pequenos, é possível criar um pequeno e agradável jardim, desde que seja bem pensado.
- Para definir as estruturas que irá utilizar, terá de saber a disposição que quer dar ao jardim. Estruturas verticais, de madeira ou metálicas, são uma boa forma de aproveitar as paredes, sem ocupar o espaço útil da varanda. Se preferir, poderá trocar as estruturas por arames.
- Na escolha das plantas, tenha em atenção as suas necessidades e características, sendo que plantas e flores mais pequenas necessitam de menos espaço, bem como de quantidade de água e nutrientes. Para varandas, as plantas pequenas e de crescimento mais lento são as melhores, já que permitem controlar e manter o seu aspeto.
- Ao planear a distribuição das plantas, respeite as suas características, dispondo-as de modo a que a sombra das maiores não prejudique o desenvolvimento das mais pequenas.
Montar o Jardim
- Comece por aplicar as estruturas verticais nos locais definidos, fixando-as à parede, sem as deixar totalmente encostadas. Desta forma, estará a possibilitar a circulação de oxigénio, evitando o excesso de humidade.
- As estruturas verticais deverão ser metálicas, no caso de querer pendurar vasos mais pesados, ou em madeira, de formato cruzado e retangular, no caso de querer apostar em trepadeiras.
- Ideais para aproveitar o espaço e dar vida e cor a qualquer espaço, as floreiras são a aposta perfeita para varandas, devendo ser distribuídas de forma harmoniosa por toda a varanda, ou mesmo nas estruturas verticais e no chão.
- Além das plantas nas paredes e floreiras, também o chão pode e deve ser aproveitado num jardim de varanda. Para isso, basta selecionar algumas das suas plantas preferidas e dispô-las em bonitos vasos, espalhados pela varanda.
- No caso de querer criar a sua própria horta de ervas aromáticas, a varanda será o local ideal. Basta criar uma estrutura de sistemas modulares, com divisórias, podendo apostar em recipientes de plástico, metal ou em paletes de madeira e blocos de cerâmica.