Como Pintar Tecido
Atualizado em 30/05/2013
Através do passo a passo que lhe sugerimos, ficará a saber como pintar tecido, podendo decorar de forma artística as suas toalhas, panos, almofadas ou mesmo peças de roupa.
Para pintar tecido, será necessário apostar em tintas próprias para tecido, bem como nos materiais que melhor aceitam a sua aplicação. Tecidos totalmente em algodão ou com uma pequena quantidade de fibras sintéticas são os ideais para pintar, sem riscos de a tinta não se fixar.
Material Necessário
- Tecido
- Tinta para tecido
- Pincéis
- Pano e recipiente com água
Passo a Passo
- Escolha um tecido apropriado para ser pintado, de preferência em algodão. Para assegurar que o tecido se encontra livre de resíduos que possam comprometer o trabalho, lave-o previamente, sem adição de produtos excessivamente químicos, como amaciadores.
- Para simplificar a tarefa e fazer com que a tinta seja mais fácil de espalhar, passe o tecido a ferro.
- Utilizando uma tela como suporte, ou qualquer outra superfície que permita fixar o tecido, mantendo-o esticado, prenda as extremidades com alfinetes, para que não surjam rugas durante a pintura.
- Se tiver jeito para o desenho, desenhe a lápis o molde do desenho, diretamente no tecido que quer pintar. Por outro lado, se o desenho não for o seu forte, poderá imprimir um molde da internet e decalcá-lo para o tecido.
- De preferência com pincéis chatos e de cerdas duras, que são os mais indicados para pintar tecido, comece a pintar o contorno do molde, passando, depois, para o interior. Por fim, atente aos detalhes.
- Para que a pintura não fique demasiado carregada, retire pequenas quantidades de tinta apenas com o canto do pincel, e vá repetindo o processo, aos poucos.
- A melhor técnica para pintar tecido passa por colocar cores lado a lado, num prato, para depois passar com o pincel. Com a tinta já no canto do pincel, aplique no tecido em batidas, começando em batidas fortes e terminando de forma suave, desvanecendo a cor.
- Tenha por perto um recipiente com água, para ir molhando os pincéis entre pinceladas, e um pano, para secar.
- No final, poderá acrescentar os detalhes que pretender, como glitter nos contornos ou outro tipo de brilhos.
- Assim que der o trabalho por terminado, deixe o tecido a secar num local arejado.