Como Plantar Frutos Vermelhos em Casa

Por: Helena Pavão
Atualizado em 15/05/2014

Os frutos vermelhos são os mais apetecidos no início de Verão, sendo dos frutos mais consumidos em todo o mundo. Com propriedade antioxidantes e anti-inflamatórias extraordinárias, os frutos vermelhos, em geral, tem imensos benefícios para a saúde. Com elevado teor de vitamina B e C, estes frutos ajudam a reforçar a proteção da pele, dos nervos, dos rins e do aparelho digestivo. Se nunca pensou que era possível plantar frutos vermelhos em casa, agora é a hora para começar.

Onde

Tem que ter em conta o espaço que tem disponível, este tipo de plantas é possível crescerem em vasos, o que permite que cresçam em qualquer espaço (vivenda ou apartamento). São plantas sensíveis, mas resistentes ao clima temperado. Deve escolher um local de plantação com luz solar direta, protegido contra ventos fortes e onde permita uma boa drenagem, não sendo aconselhável plantá-los em zonas que se mantenham húmidas durante a Primavera. Outro fator a ter em conta é o pH do solo, deve testá-lo de modo a determinar o pH e o estado de fertilidade do mesmo. Ao contrário de muitas outras culturas de jardim, os frutos vermelhos exigem um solo ligeiramente ácido para um crescimento razoável. O pH do solo deve situar-se entre 4,5 e 6 (vai depender do fruto vermelho que plantar). 

Quando

Pode plantar frutos vermelhos na Primavera, no Verão ou Outono. Mas a época preferencial é definitivamente no Outono, porque uma vez que as plantas estejam no solo, desenvolverão raízes fortes durante os meses frios e, na Primavera seguinte, terão um crescimento vigoroso e denso.

Como

Siga os seguintes passos para começar a sua plantação de frutos vermelhos em casa:

  • Escolha um local no seu jardim ou um vaso de grandes proporções. Tenha em conta que eles vão produzir mais frutos quando plantados em pleno sol. Coloque compostos no solo com uma enxada antes do plantio, já que amoras gostam de um solo rico que drene bem.
  • Determine o espaçamento apropriado para as raízes. Este espaçamento difere de acordo com a fruta que escolher. Peça conselhos de uma estufa local se não tiver certeza sobre os requisitos do seu fruto específico.
  • Cave um buraco com 12 centímetros de profundidade e largo o suficiente para acomodar as raízes quando elas estiverem espalhadas no buraco. Coloque as raízes no buraco e espalhe com cuidado. Cubra as raízes com a terra e dê batidas de leve no solo.
  • Apare os pés da planta, deixando cerca de 25 centímetros acima do solo. Apare a planta mal a coloque no solo.
  • Regue a planta e mantenha-a húmida, enquanto estiver a desenvolver-se.
  • Coloque uma camada grossa de adubo ao redor da base da planta. 
  • Coloque uma camada de casca de pinheiro ou folhagem sintética em torno da planta para controlar ervas daninhas.
  • Saiba quando as frutas estão maduras observando a sua cor. Outra maneira de averiguar é colhendo um frutos: se este é facilmente colhido, é porque está maduro.
  • Pode os ramos que produziram fruto imediatamente após a colheita. Não pode os ramos que não produziram frutos; eles produzirão frutos durante o próximo ano.
  • Coloque estacas de madeira de 20 a 25 centímetros no solo para quando os pés crescerem precisarão de apoio. Isto pode não acontecer até a segunda temporada de crescimento.