Como Poupar no Jardim?
Plantar os seus legumes, vegetais e/ou fruta é uma ótima maneira de esticar o seu orçamento familiar. Um jardim bem conservado rende, em geral, o dobro do investimento. Para uma colheita abundante, o truque passa pelo planeamento e pela manutenção do jardim. Use as nossas dicas para economizar na jardinagem.
Escolha o produto certo
Plante algo que goste. Para economizar na jardinagem, convém selecionar verduras que goste de comer e que normalmente compra no supermercado. Não vale a pena plantar alimentos que não costuma consumir.
Escolha alimentos que possam ser conservados
Escolha vegetais que possam ser preservados, armazenados ou congelados. Ao selecionar vegetais que podem ser facilmente enlatados ou congelados, ajuda alargar o investimento no jardim, podendo consumir o ano todo o que produz no jardim.
- Alimentos como a cebola, batata, cenoura e abóbora têm uma boa longevidade e são facilmente conservados.
- Já os tomates, pepinos, feijão, milho, ervilhas e beterraba podem ser perfeitamente enlatados ou congelados.
Plante legumes caros ou que consome regularmente
Cultive vegetais que proporcionem um bom retorno sobre o investimento. Plante legumes que são mais caros na loja, ou que consome em grandes quantidades. Considere opções como tomates, feijão verde, cebola, pimentão, abóbora, batata, ervilha, alface, beterraba, espinafre, cenoura, brócolos, pepino e hortaliça.
Plante ervas aromáticas
As ervas aromáticas são um bom investimento. Comprar ervas aromáticas sai mais caro do que cultivá-las. Plante ervas que usa com frequência na cozinha como manjericão, alecrim, orégãos ou salsa. Pode usar as ervas frescas durante todo o período de crescimento, e pode secá-las para uso futuro. Plante ervas para fins domésticos, como a lavanda, o limonete que podem ser usadas como purificadores de ar, adicionada a sabonetes ou fundidas em óleos.
Use sementes
Um saco de sementes é menos dispendioso do que uma planta, e o rendimento é muito maior. Um pacote de sementes pode produzir dezenas de plantas do que uma única planta estabelecida. Dica: troque sementes com os amigos. Os pacotes de sementes normalmente têm mais sementes do que precisa para uma única estação de crescimento e assim, através da troca de sementes, tem mais variedades de produtos e reduz os custos de sementes.
Cultive em etapas
Em vez de plantar as sementes de uma só vez, plante-as em etapas ao longo de várias semanas. Isso permite que colha em etapas, e, logo, que possa consumir o produto ao longo do tempo, em vez de tudo de uma vez. O plantio de culturas em etaps permite uma colheita constante do jardim, diminuindo a probabilidade de resíduos de produtos.
Crie o próprio adubo
A forma mais fácil de criar adubo orgânico é através da compostagem. Esta irá melhorar o solo e eliminar a necessidade comprar fertilizantes.
- Recolha a relva cortada, as folhas caídas e os restos de cozinha, como cascas de ovos, borra de café, cascas de banana e restos de vegetais para um canto do quintal.
- Mexa o composto periodicamente, usando um ancinho.
- Aplique o adubo no jardim.
Use materiais reciclados
- Recicle jornais para usar no jardim. Os jornais podem ser colocados directamente nos jardins para serem usados como barreiras de plantas daninhas, ou podem ser triturados e colocados em recipientes para promover a humidade.
- Use recipientes de iogurte ou caixas de ovos como recipientes de crescimento de sementes. Faça um buraco no fundo dos recipientes antes de plantar as sementes para permitir a circulação de ar.
Recolha água da chuva
Usar a água de chuva para irrigação é uma ótima maneira para minimizar os custos de água. Compre um barril de chuva fabricado comercialmente, ou modificar um barril existente para recolher a chuva. A água recolhida pode ser usada para regar o jardim, reduzindo a fatura de água para uso doméstico.