Como Reduzir o Stress na Gravidez?

Por: Helena Pavão
Atualizado em 01/01/2015

A gravidez é um dos mais momentos mais bonitos da vida de uma mulher. Mas nem é tudo corre sempre pelo melhor. Com a gravidez, por vezes, vem um conjunto de problemas e stresse. A gravidez traz uma série de mudanças no corpo, na mente e no estilo de vida em geral. Isto pode deixá-las stressadas, e se o nível de stresse for elevado, o pode acabar por desenvolver várias complicações na gravidez. Aprenda aqui como gerir e reduzir o stresse durante a gravidez.

Dicas

  1. Comece por identificar as razões por trás do stresse e da ansiedade. Uma vez que é capaz de entendê-los, fale com os seus familiares, pessoas mais próximas ou médico sobre isso.
  2. Tente perceber que os desconfortos físicos são absolutamente a curto prazo e que não se deve preocupar.
  3. Mantenha um estilo de vida saudável, seguindo uma dieta equilibrada todos os dias e dormindo as horas necessárias todas as noites.
  4. Pratique exercícios (alongamento, natação, caminhadas, entre outros) e atividades de relaxamento (meditação, yoga, exercícios de respiração profunda, entre outros). Os exercícios pré-natais ajudam a reduzir o desconforto físico, enquanto que atividades de relaxamento vão acalmar a mente, o corpo e a alma.
  5. Não se esqueça dos seus limites. Como mulher grávida, precisa de eliminar algumas das atividades regulares e procurar a ajuda de outros de vez em quando.
  6. As gestantes que trabalham devem ter pelo menos um dia de folga por semana, de forma diminuir a pressão.
  7. Informe-se mais sobre a gravidez. Ler revistas relevantes, assistir a programas semelhantes ou participar em aulas de parto pode ajudá-la a obter as informações corretas, e ajuda a reduzir o stresse. No entanto, muito cuidado com a sobrecarga de informação, pois isso pode piorar a situação.
  8. Descanse sempre que possível. Quanto mais permitir que o corpo relaxe, menores serão os níveis de stress.

Causas 

  • Alterações hormonais: esta é a razão das mudanças frequentes de humor, o que aumenta o stresse e, eventualmente, torna a situação pior.
  • Desconforto físico: a gravidez traz inúmeros desconfortos físicos, que incluem náusea, vómitos, obstipação, dores nas costas, fadiga, e assim por diante. Para uma grávida, isso pode ser extremamente stressante de lidar com esse tipo de situações o tempo todo.
  • Preocupações com o parto: a preocupação com o parto deixá-la completamente stressada, assim como as mulheres que permanecem na absoluta ignorância sobre o que poderá acontecer durante o parto e nascimento.
  • Pressão do trabalho: se trabalha, a probabilidade de gerir a vida profissional com a gravidez pode ser uma causa de stresse.
  • são altas que você vai encontrá-lo totalmente desesperador fazer malabarismos sua gravidez e vida profissional.