Como Secar Ervas Aromáticas
Aprenda a secar ervas aromáticas e dê uma nova cor e sabor aos seus cozinhados.
Secar ao ar
A forma mais natural de secar ervas aromáticas é deixá-las secar ao ar livre. Escolha um local seco, escuro, ventilado e quente, mantendo a temperatura entre os 22ºC e 33ºC. Espalhe as ervas numa folha de jornal aberta ou numa placa de cartão (para absorver a humidade) e deixe secar entre 1 a 2 semanas, até as ervas estarem totalmente secas.
No caso de grandes quantidades de ervas aromáticas, corte as ervas pelo caule, faça um ramo, embrulhe em papel de jornal e pendure-o com os caules virados para cima, num local seco, arejado e quente.
Óregãos, tomilho, alecrim, sálvia, louro são alguns tipos de ervas que secam muito bem ao ar.
Secar no forno
Depois de lavar bem as ervas, coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal. Ligue o forno a 150ºC e deixe a porta um pouco aberta para o ar circular. Este processo é um pouco demorado, demorando entre 1 a 3 horas para secar totalmente a erva.
Como guardar
Após secar as ervas aromáticas guarde-as em sacos ou frascos herméticos para usar quando necessário. Em boas condições, as ervas podem durar até 1 ano. Não se esqueça de classificar e datar cada erva aromática.
Congelar ervas aromáticas
Outra solução muito prática é congelar ervas aromáticas. Aproveite a variedade disponível na primavera e verão e armazene para usar o inverno.
Passo a passo
- Logo após a compra ou depois de colher as ervas aromáticas, lave-as e corte-as em pequenos pedaços.
- Coloque-as (misturando diferentes ervas ou usando apenas um tipo de erva aromática) em pequenas formas e regue com azeite ou manteiga derretida.
- Tape com película aderente e leve ao congelador.
Quando necessitar das ervas para temperar assados ou outros cozinhados, basta retirar a pequena cuvete com as ervas aromáticas.