Como Tirar Pêlos Encravados

Atualizado em 14/02/2015

Após a depilação, é comum o aparecimento de alguns pêlos encravados. Apresentando dificuldades em atravessar a pele, os pêlos acabam por se desenvolver no interior da pele, originando reações inflamatórias.

Se tem pêlos encravados, saiba como eliminá-los corretamente, sem danos para a pele.

O que Fazer

Esfoliação

Antes de tratar localmente o pêlo encravado, é importante que faça uma esfoliação à pele, para que o poro em questão fique desobstruído, facilitando o acesso ao pêlo. O ideal será fazer duas esfoliações por dia, antes de tratar o problema.

Produtos anti-acne

No caso dos pêlos encravados mais inflamados, que apresentam dor e vermelhidão, será boa ideia aplicar um produto anti-acne, próprio para espinhas e borbulhas, que são em tudo similares às inflamações dos pêlos encravados. Depois de esfoliar, aplique um pouco de produto, de modo a reduzir a inflamação e a produção de sebo. Desta forma, será mais fácil remover o pêlo.

Água morna

Para que a pele se torne mais suave e flexível, antes de remover o pêlo, aplique uma compressa de água morna sobre a região onde se encontra o pêlo. Deixe atuar alguns minutos, para que o acesso ao pêlo fique facilitado.

Remoção

Assim que a pele estiver devidamente preparada, é altura de remover o pêlo. No caso de utilizar uma pinça ou agulha para o efeito, esterilize o instrumento previamente com álcool. Para libertar o pêlo, insira suavemente a ponta da agulha na pele, sem forçar demasiado, para não provocar marcas. Assim que conseguir perfurar a pele, levante delicadamente o pêlo, puxando para fora.

Zonas como as virilhas e as pernas são as mais propícias à formação de pêlos encravados, devido às próprias características dos pêlos, que tendem a ser mais espessos e curvados.

Como prevenir é sempre a melhor opção, fique a saber como evitar pêlos encravados.