Como Tonificar os Braços Sem Pesos?

Por: Helena Pavão
Publicado em 22/01/2015

Às vezes, simplesmente não há o tempo ou motivação para ir ao ginásio. Felizmente, é possível ter braços tonificados sem ter que recorrer a pesos ou máquinas. Temos aqui alguns exercícios que pode fazer no conforto da sua casa que ajudam a fortalecer e a tonificar os braços. Cada exercício deve ser realizado durante um minuto cada. Aprenda aqui como.

Flexões

As flexões não são o exercício mais fácil, mas se os fizer contra uma parede, isso permite ajustar o nível de dificuldade, tornando-os mais fáceis do que as flexões normais.

  • Basta ficar de pé em frente a uma parede, com o rosto a cerca de seis centímetros de distância da parede. Coloque as mãos à altura do ombro, na parede com os braços esticados. Avance para trás, o mais possível com os dois pés no chão. Inspire quando fletir e expire quando empurrar a parede.

Tríceps

Este exercício costuma ser feito com a ajuda de uma cadeira, mas, em geral, as pessoas tendem a elevar-se demasiado, tornando este exercício mais pélvico do que um treino de braços. Faço-o antes no chão.

  • Basta sentar-se com os joelhos dobrados e os pés e os dedos virados para a frente. Os braços fletidos e pousados atrás das costas. Depois, contraia os abdominais, aperte o rabo e levante a pélvis para cima até que o corpo esteja numa posição tipo mesa inversa. Depois, baixe o corpo, sem pousar o rabo e dobrando os braços para trabalhar os tríceps.
  • Dica: Se está a começar ou não têm necessariamente de controle do abdominais, não há problema em tocar no chão, mas tente evitar.

Rotações

Este exercício de braços era muito frequente nas aulas de ginástica para aquecer os músculos do braço. Na verdade, este movimento é fantástico para a fortalecer os membros superiores. O truque aqui está em fazer rotações com um movimento de semi-círculo, pois é um movimento mais ativo que funciona profundamente nos músculos do braço.

  • Basta, estar de pé com os pés à largura da anca e manter os braços paralelos ao chão. Com as palmas das mãos viradas para a frente, com ambas as mãos em forma de concha como se estivesse a segurar em algo. Rode o braço para a frente num movimento de semi-círculo, de maneira a que a mão em concha vai de frente para trás  e de trás para a frente. Mantenha os braços esticados para maximizar a força muscular. Depois, gire para trás para a posição original. Faça os movimentos o mais rápido possível.

Remos

Os remos são um ótimo exercício para os braços e para criar a mesma resistência sem ter que recorrer à máquina ou a um peso, basta fechar o punho da mão. Quando a mão está fechada em punho, isso ativa os músculos dos braços o suficiente para um treino de qualidade.

  • Basta ficar de pé e inclinar-se ligeiramente para a frente. Com os cotovelos fletidos de lado, puxe os braços para trás, mantendo os cotovelos fletidos e fazendo um movimento de remo. Isso trabalha os bíceps e tríceps, além de trabalhar os músculos da parte superior das costas.
  • Dica: Mantenha os braços junto ao corpo para maximizar a eficácia deste treino.

Inicialmente, esta rotina parecerá complicada, mas o que interessa é começar aos poucos e conseguir fazer o máximo que pode.