Como Usar Ervas para o Cabelo?

Por: Helena Pavão
Atualizado em 10/02/2015

Quando falamos de ervas, estas tendem a ser mais associadas à culinária. Devido às suas propriedades ricas, as ervas também têm imensos benefícios ao nível da saúde. O cabelo também é algo que pode beneficiar das ervas. Descubra aqui como pode usar as ervas para o cuidado do cabelo em geral.

Groselha verde

A groselha é uma erva rica em vitamina C que ajuda a dar brilho aos cabelos baços e sem vida. Esta erva tem propriedades anti-inflamatórias e anti-oxidantes, que ainda ajuda a manter um couro cabeludo saudável, promovendo assim o crescimento do cabelo.

  • Basta massajar o couro cabeludo com sumo de groselha fresca ou aplicar uma pasta de groselha em pó com sumo de limão no cabelo durante 10 a 15 minutos, antes de lavar.
  • Para restaurar a vitalidade, força e brilho do cabelo, basta misturar o sumo de groselha com água e aplicar no cabelo. Também ajuda a controlar a caspa, a evitar a queda de cabelo excessiva e o envelhecimento prematuro deste.

Caril

As folhas de caril é uma erva muito comum e ajuda a prevenir envelhecimento precoce, a estimular o crescimento do cabelo e nutrir as raízes.

  • Basta ferver as folhas em óleo de coco ou azeite e aplicá-lo no couro cabeludo. Deixe atuar durante a noite para um cabelo saudável, forte e brilhante.
  • Também pode moer e misturar as folhas com manteiga ou iogurte e aplicar regularmente antes de lavar para ajudar a restaurar a hidratação do cabelo.

Manjericão

O manjericão é conhecido por ajudar a rejuvenescer folículos pilosos. Massajar óleo de manjericão no couro cabeludo não só hidrata o cabelo, mas também ajuda a estimular a circulação sanguínea, o que estimula no crescimento do cabelo. 

  • Faça óleo de manjericão em casa. Basta secar algumas folhas de manjericão ao sol. Depois, moa-as e misture com o dobro da quantidade de azeite ligeiramente pré-aquecido. Filtre o azeite e guarde num frasco ou garrafa com uma tampa apertada e coloque no frigorífico. Pode usar até 11 dias desde o dia foi feito.

Flor de hibisco

A flor de hibisco ajuda a brilho aos cabelos baços, mas também elimina cabelos grisalhos.

  • Aqueça qualquer óleo que usa no cabelo com esta flor e aplique no couro cabeludo durante 30 minutos antes de lavar o cabelo para resultados positivos.
  • Também pode fazer uma polpa com esta flor e aplicar durante 30 minutos antes de lavar o cabelo.

Camomila

A camomila é uma erva que ajuda na limpeza e na hidratação do cabelo. Ajuda a remover a sujidade acumulada no cabelo, oferecendo suavidade e volume. Pode lavar o cabelo com a camomila ou adicionar ao óleo que costuma usar.

  • Para fazer uma lavagem com camomila, basta adicionar algumas flores de camomila em 250 ml de água a ferver. Depois, filtre as ervas. Esta infusão pode ser armazenada no frigorífico durante vários dias, desde que esta seja hermeticamente fechada.
  • Para hidratar o cabelo seco pode usar o chá de camomila e azeite. O chá de camomila e azeite juntos ajudam a limpar, purificar e hidratar o cabelo. Ferva metade de um copo de água e adicionar um saco de chá. De seguida, adicionar um quarto de chávena de azeite ao chá de camomila acabado de fazer. Misture-os e, uma vez arrefecido, derrame no cabelo. Depois, lave o cabelo com um champô suave.

Aloé vera

O aloé Vera ajuda a promover o crescimento do cabelo.

  • Basta aplicar o gel fresco no couro cabeludo e o cabelo e deixar atuar durante 30 minutos. Isso vai ajudar o cabelo a crescer. Convém usar folhas recém-cortadas.

Gengibre

O óleo de gengibre ajuda no tratamento e prevenção da caspa e ajuda a estimular o crescimento do cabelo.

  • Para fazer óleo de gengibre em casa basta ralar a raiz de gengibre e colocar num pano de musselina. Esprema o sumo e misture 1 colher de chá do sumo num quarto de chávena de óleo de sésamo. Massaje a mistura no couro cabeludo e deixe atuar 30 minutos antes de lavar com um champô suave.