Como Usar os Óleos Essenciais?

Por: Helena Pavão
Atualizado em 05/12/2014

Há muitos anos que os óleos essenciais são usados para tratar a ansiedade, dores, entre outros problemas. Aprenda aqui como pode aproveitar os poderes de cura deste tipo de óleos.

Hortelã-pimenta

Alguns estudos comprovam que o odor do óleo de hortelã ajuda a despertar e a aumentar os picos de energia. Quando massajado, acalma as dores de cabeça e, em conjunto com o óleo de eucalipto, ajuda a diminuir as caibrãs musculares.

Limão

Alguns estudos comprovam que o óleo de limão ajuda contra a depressão. O odor ajuda a normalizar os níveis das hormonas responsáveis pela depressão.

Lavanda

Estudos mostram que a lavanda aumenta as ondas alfa do cérebro associadas ao relaxamento e sono profundos. Para além disso, o cheiro também ajuda diminuir os sintomas do SPM e, quando massajado na zona abdominal, também elimina as dores menstruais crónicas.

Gengibre

As infusões de gengibre ajudam imenso contra as náuseas, mas o cheiro do óleo essencial, também ajuda a aliviar enjôos.

Toranja

O odor do óleo essencial da toranja ajuda a inibir um nervo gástrico, o que nos dá a sensação de saciedade, ajudando a reduzir o apetite.

Eucalipto

O cheiro do óleo de eucalipto ajuda a diminuir os sintomas de nariz entupido e as dores de cabeça cusadas pela sinusite.

Pimenta preta

Estudos comprovam que cheirar óleo de pimenta preta ajuda a diminuir o desejo de fumar, porque o cheiro tende a irritar a parte de trás da garganta.

Laranja doce

A laranja doce ajuda a reduzir a ansiedade e manter a calma.

Rosmaninho

Tal como o óleo de hortelã-pimenta, o óleo também pode melhorar a concentração, a velocidade e a precisão durante tarefas, para além de melhorar a memória,

Cedro

Quando misturado com alecrim, tomilho, lavanda e vaselina e aplicado no couro cabeludo, pode ajudar com a perda de cabelo e a acalmar a vermelhidão e a irritação das pele.