Compras de Natal: 9 Dicas

Por: Helena Pavão
Publicado em 20/11/2014

O Natal está à porta e convém começar a pensar nas pessoas a quem quer oferecer presentes, o que quer comprar e aonde o fazer, mas para não stressar com o processo das prendas, veja aqui algumas dicas sobre como organizar as compras de Natal.

Tempo

Comece cedo. Às vezes, é difícil fazê-lo, seja por gestão de orçamento ou por outros motivos, mas se o fizer atempadamente, quando chegar a altura, já terá a maior parte das compras feitas e não terá que se preocupar em comprar as prendas à última e correr o risco de não encontrar o que quer.

Lista

Crie uma lista. Veja a quem quer oferecer prendas, o que quer oferecer e os locais aonde pode ou precisa de adquirir esses objetos para poupar tempo.

Orçamento

Defina um orçamento. Com o Natal, muitas pessoas tendem a gastar mais do que podem, o que pode desequilibrar o orçamento. Ao lado de cada nome de cada pessoa, defina mais ou menos o valor que gostaria ou está disposta a gastar com a pessoa. Não tem que ser rigorosa, mas assim fica com uma ideia dos gastos que poderá vir a ter. Se já está a trabalhar, tente gerir o seu salário com as despesas que tem e as prendas que poderá ter que oferecer para ir comprando o que precisa, sem desequilibrar as contas.

Pesquisa

Vá vendo lojas, catálogos, sites para comparar os preços e ver a disponibilidade dos itens da lista.  Muitas vezes, nesta altura já existem muitas marcas com algumas promoções, seja na loja ou até mesmo online.

Inspiração

Se ainda não sabe o que dar, dê uma volta pelas lojas e centros comerciais para se inspirar e ter ideias.

  • Tente ir também ao comercio tradicional, pois apesar dos centros comerciais serem mais fácil por terem as lojas todas no mesmo espaço, o comércio tradicional tende a conhecer melhor o cliente e a ajudar a escolher melhor e a ter mais em conta o seu orçamento.
  • Pense na pessoa a quem quer dar a prenda. O que é que ela gosta? Qual o estilo? É mais prática ou gosta de atividades de lazer? Tudo conta para ter uma ideia do que lhe pode oferecer.
  • Pense em objetos que comprou ou recebeu noutras alturas e que achou que eram fantásticas. Isso pode dar uma ideia para uma boa prenda a oferecer a outra pessoa.

Cartões, vouchers ou vales prenda

Se sabe que aquela pessoa gosta de comprar numa determinada loja, ou que está a precisar de renovar o guarda-roupa, em vez de arriscar a comprar algo que a pessoa pode não gostar, porque não dar-lhe um cheque prenda da loja? Assim a pessoa compra o que quer e se o usar após o Natal até pode aproveitar os saldos e as promoções para trazer algo mais.

Pack experiência

Às vezes, são as experiências que contam e, em vez de oferecer algo material, porque não oferecer uma experiência? Um tratamento de beleza, spa, uma noite num hotel, um jantar, uma aula, tudo conta para mimar a pessoa.

Amigo secreto

Tem uma família grande? Porque não começar a aderir ao “amigo secreto”. Defina um orçamento mínimo para que todos recebam uma prenda de qualidade. Isso não só ajuda a reduzir os gastos, como garante que todos recebam uma boa prenda. Em famílias com muitas crianças, a política hoje em dia é apenas oferecer apenas às crianças, pois na verdade este dia é mais para elas do que para os adultos.

Lista de desejos

Tenha em conta o que os outros querem. Não tenha medo de perguntar o que as pessoas gostariam de ter. Assim, tem a certeza que nunca desilude e que dá algo que as pessoas realmente necessitam.