Depilação em Casa

Atualizado em 14/02/2015

Conheça as diferentes técnicas de depilação em casa, para uma pele lisa e livre de pêlos, sem ter de recorrer a centros de estética.

Lâmina

Além de ser o método mais económico, a depilação com lâmina é ideal para as emergências, já que permite resultados rápidos e indolores. Cortando o pêlo apenas à superfície, este tipo de depilação é o que apresenta menor durabilidade.

A depilação com lâmina deve ser feita no sentido contrário ao do crescimento do pêlo, para evitar que estes encravem. É aconselhável que aplique um creme próprio para depilação, ou de barbear, deixando atuar durante alguns minutos, até que o pêlo amoleça. Evite o uso de sabonetes e de gel de banho, que poderão provocar irritações.

Creme Depilatório

Com um efeito semelhante ao da lâmina, o creme depilatório dissolve o pêlo e deixa a pele lisa, graças à sua fórmula química, com ativos hidratantes. Ainda que seja uma solução prática e indolor, o resultado não é duradouro, já que não remove o pêlo pela raiz.

Antes de utilizar o creme depilatório, teste o produto com 24h de antecedência, para ter a certeza que não terá qualquer reação alérgica. A aplicação do creme é feita com a ajuda de uma esponja própria, sendo necessário controlar o tempo de aplicação, tal como referido na embalagem.

Cera Fria

Indicada para as zonas maiores do corpo, como as pernas, a cera fria vem em bandas depilatórias facilmente aplicáveis, que extraem o pêlo desde a raiz, com resultados que duram semanas. Ainda que possa provocar algum desconforto, esta é uma das formas de depilação em casa mais populares, podendo ser aplicada até nas peles mais sensíveis.

Cera Quente

Ainda que o ideal seja fazer a depilação a cera quente num centro de estética, atualmente existem diversos kits com boiões de cera para aquecer em casa, no micro-ondas, ou em formato roll-on, à venda em hipermercados.

A cera quente trata-se de uma forma de depilação de longa duração, arrancando totalmente os pêlos desde a raiz. Para proceder a esta técnica, que inclui o uso de espátulas ou do roll-on, a pele deverá estar bem limpa e seca, sem quaisquer vestígios de cremes ou hidratantes.

Depiladora Elétrica

Ainda que seja um método ligeiramente doloroso, a utilização da depiladora permite extrair os pêlos desde a raiz, oferecendo um grande durabilidade, que pode ir até um mês.

Para conseguir os melhores resultados, os pêlos não devem estar demasiado curtos, nem demasiado grandes, evitando, assim, o risco de se quebrarem.

Dicas para Depilação em Casa

  • Antes da depilação, não utilize cremes, óleos ou hidratantes;
  • Limpe a pele com produtos antisséticos, algumas horas antes;
  • Faça uma esfoliação prévia à pele, para facilitar a saída dos pêlos;
  • Imediatamente antes de passar à depilação, aplique água morna na região a depilar, para ajudar a dilatar os poros, para facilitar a remoção do pêlo e minimizar a dor;
  • Depois da depilação, evite os produtos com álcool, ou loções perfumadas. Aplique um creme pós-depilatório de relaxamento. O hidratante só deve ser utilizado 24h depois;
  • Alterne os métodos de depilação, para evitar o aparecimento de pêlos encravados;
  • No caso de surgirem irritações cutâneas, aplique compressas de chá de camomila;
  • Para que a pele não fique irritada ou manchada, evite a exposição solar nos dois dias anteriores e posteriores à depilação.