Dicas para Decorar um Terraço Sem Gastar Muito Dinheiro

Por: Helena Pavão
Publicado em 30/06/2014

Com a chegada do bom tempo, o que apetece é passar mais tempo em espaços ao ar livre. Se tem um espaço exterior, seja este um terraço ou uma varanda, é sempre uma boa altura para convidar a família e/ou os amigos para um momento de lazer e relaxe. Mas como decorar este tipo de espaços nem sempre é fácil ou mesmo baratos, aproveite as nossas dicas de decoração acessíveis para transformar o seu terraço num espaço de descanso e descontração.

Varanda

Se este é o seu caso, não se preocupe se a varanda é pequena, existe sempre uma forma de trazer um pouco do exterior, da rua, para a varanda. Caso esta seja pequena, deve colocar um espaço aonde se possa sentar, para ler, relaxar ou até fazer uma refeição. Se tem uma varanda grande, ainda pode criar zonas distintas, como uma para relaxar e outra para refeições. Tenha em atenção:

  • iluminação, pois esta pode criar o ambiente, as lâmpadas mais amareladas tornam o ambiente mais quente. Se a sua varanda é grande e nesta altura do ano passa lá boa parte do seu tempo, e gosta do ambiente que a iluminação cria e oferece ao interior da sua casa, programe para que esta se acenda a determinada hora.
  • As cortinas, que fazem com que a varanda ganhe uma maior privacidade e ajudam a filtrar o sol durante o dia.

Terraço

Por mais pequeno que este seja, com pequenos pormenores pode conseguir criar o ambiente que deseja. Tenha em conta:

  • O tema da decoração, seja clássico, étnico, color block, preto e branco, tem um infindável mundo de opções. Pode até misturar estilos.
  • Os detalhes, ao colocar algumas cadeiras e uma mesa, use almofadas, velas, acessórios e plantas, pois são estes detalhes que lhe vão conferir um espaço acolhedor.
  • As zonas, se o seu espaço o permitir, crie zonas, de refeição, de estar e pode criar, também, uma zona para cozinhar, o conhecido churrasco.
  • A iluminação também não é esquecida, instale-a estrategicamente para que possa iluminar todo o seu espaço. Contudo, crie pequenos nichos com velas, para criar ambiente no terraço.

Tendas e pérgolas

Tenha sempre uma zona protegida do sol. Pode usar os chapéus de sol, que, hoje em dia, têm em todas as formas e feitios e com uma maior durabilidade. As tendas e pérgolas também são uma solução, ambas com uma maior durabilidade. Os cuidados a ter com as tendas, muitas vezes, resumem-se às cortinas e ao tecido no topo. Quanto às pérgolas, estas encontram-se com diversas soluções, poderão ter um sistema de recolha do próprio tecido, para que, quando não seja necessário, este fique protegido. Tanto para as tendas como para pérgolas, opte por uma estrutura de metal, que tem maior durabilidade.

Mobiliário

Existem um mundo interminável de opções neste campo. Escolha aquele que melhor se adequa a si, ao seu tempo disponível para manutenção e ao seu espaço. Hoje em dia, já existem imensas opções alternativas ao tradicional mobiliário exterior de ferro. Pode optar pelo mobiliário de verga, que oferece outro conforto e que é bem mais acessível. Ou então pode apostar nas afamadas paletes para criar o seu próprio mobiliário, tornando a decoração bem mais barata. Não só pode criar um mobiliário de acordo com as suas necessidades como com as cores que mais deseja sem grandes custos acrescidos.

Decoração

Se já tem algum mobiliário, pode apostar na decoração. Tenha em conta:

  • Almofadas, são acessíveis, dão a sensação de conforto e tornam o espaço acolhedor.
  • Cortinas, pode tentar criar uma espécie de tenda com cortinas, que não só lhe dão mais privacidade ao espaço, como também a protegem do calor.
  • Iluminação, crie as suas lamparinas reciclando garrafas e/ou frascos de vidro.

Sugestões

Como Decorar um Terraço com Pouco Dinheiro? (1)