Dicas para Plantar Salva em Vaso

Por: Helena Pavão
Publicado em 19/06/2014

A salva é uma planta perene e resistente, com um aroma forte e gosto ligeiramente amargo. Fácil de crescer, tem apenas três requisitos: muito sol, uma boa drenagem e uma boa circulação de ar. Fica linda no jardim e cresce em tons de roxo, rosa, com flores azuis ou brancas no Verão. Quando colhida e seca, pode ser usada erva aromática em carnes de ave, coelho e porco, em peixe cozido, e também pode ser usada em pães com base de carne. Aprenda aqui como plantar salva.

Plantar

Pode usar vários métodos para plantar salva. 

  • Pode usar sementes frescas ou replantar num vaso.? Se decidir plantar sementes, estas devem ser plantadas no final da Primavera em vaso e demorarão 10 a 21 dias a germinar. No entanto, se já tem uma planta boa, pode usar estacas ou técnicas de estratificação para crescer uma nova planta.
  • Prepare o solo. A salva cresce bem em solo de barro rico em argila, que drena bem e é rico em nitrogénio. Se usar terra argilosa, tente misturar um pouco de areia e matéria orgânica. Isso contribui para uma boa drenagem da terra. A salva cresce melhor no meio de outras ervas perenes, como, por exemplo, tomilho, orégão, mangericão e salsa.
  • Tenha calma a regar. Quando as plantas de salva são pequenas, deve apenas vaporizar com água, de forma a manter o solo húmido. Mas quando atingem a maturidade, deve apenas regar a salva quando o solo ao redor da planta está seca ao toque. Em alguns climas, nem vai precisar de regar a salva, porque esta irá receber toda a humidade que precisam da chuva. A salva é uma planta muito resistente e muito tolerante à seca.
  • Forneça a luz solar adequada. O ideal é que estas cresçam em pleno sol, mas a salva também consegue sobreviver na sombra em áreas mais quentes. 

Manutenção

  • Deve podar a salva no início da Primavera. Retire as hastes mais velhas, antes que haja novo crescimento. Pode podar até um terço da haste. 
  • Previna o bolor. Este é um dos únicos problemas da salva. Mas pode evitá-lo aumentando a circulação de ar em volta da planta. Pode também aplicar a técnica de mulching e colocar seixos em redor da planta, pois isso ajudará a humidade a evaporar mais rapidamente. Se o bolor já se tiver desenvolvido, vaporize a planta com óleo ou enxofre de horticultura. Use também um pesticida orgânico para prevenir eventuais pragas.
  • Replante a cada três a cinco anos. Após este período, a salva tornar-se lenhosa e quebradiça e terá que ser substituída. Pode começar com uma nova planta/semente ou replantar parte da planta existente.

Colheita

  • Durante o primeiro ano, colha a salva aos poucos, apenas as folhas, evitando os ramos. Nos anos seguintes, pode colher o ano a salva, cortando os ramos da planta. A melhor altura é logo após as flores desabrocharem, no meio do Verão. 
  • A última colheita deve ser feita até dois meses antes da primeira geada do ano, para que qualquer folhagem que se tenha formado recentemente tenha tempo para amadurecer antes da chegada do Inverno.
  • A salva é das poucas plantas que desenvolve um sabor mais forte quando seca. No entanto, esta tem que ser bem seca e de imediato para evitar que se desenvolva um sabor a mofo. Para secar a salva, deve amarrar um monte de ramos juntos e pendurá-los de cabeça para baixo, num local quente, bem ventilado e longe de luz solar direta. Uma vez seca, pode armazenar as folhas num recipiente hermético.

Uso

Para além de ser usada como uma erva aromática na cozinha, a salva também pode ser usado como potpourri e sabão. Aqui