Exercício Físico: 8 Dicas para Manter a Motivação

Por: Helena Pavão
Atualizado em 15/09/2014

Para muitas mulheres não é fácil tornar o exercício físico uma rotina. Há alturas que a preguiça, o cansaço, a impaciência ou a falta de tempo toma conta de nós e arranja-se sempre uma desculpa para não fazer exercício. Veja as nossas dicas para se manter motivada para o treino e deixar as desculpas de lado.

Escolha uma atividade que goste

Fazer exercício físico não é fácil, principalmente se tem que se fazer algo que não. Tente eleger uma atividade que gosta para não desistir. Se não o que quer, pode sempre fazer aulas experimentais. Todos os ginásios dispõem, geralmente, de aulas experimentais gratuitas. 

Ginásio próximo

Se o ginásio for longe de casa ou do local do trabalho, é mais fácil arranjar desculpas para não ir. Escolha um ginásio que a permita ir a pé se necessário.

Comprometa-se

Torne o exercício físico uma prioridade. Tal como uma consulta no médico é importante, os treinos físicos também.

Estabeleça objetivos

Uma boa maneira de se manter focada é definir metas reais sempre que faz exercício.

Vá com as amigas

Ter companhia no treino é sempre uma boa motivação para o exercício. Já para não falar que, uma vez que se marcou com alguém, obriga-nos a não falhar ao compromisso.

Varie o treino

Hoje em dia, o treino não precisa de ser monótono. Já existe tanta variedade de exercícios físicos disponíveis com inúmeros benefícios que não precisa de se limitar. Vá experimentando e eleja os exercícios que mais gosta.

Música

Crie uma playlist com músicas que gosta de ouvir e com muita energia. Treinar com música é ótimo para animar qualquer exercício.

Descanse

Não precisa de fazer exercício em exagero, pois tudo o que é demais é um erro. Tire um dia de folga e relaxe tanto do exercício, como da dieta (mas sem abusar).

Acima de tudo, não desista. O corpo demora a adaptar-se aos exercícios físicos e é normal nos primeiros meses, mas depois, a atividade física torna-se em algo agradável de fazer.