Exercícios de Flexibilidade em Casa
Para que possa trabalhar e potenciar a elasticidade do seu corpo, partilhamos consigo os melhores e mais eficazes exercícios de flexibilidade, para fazer em casa.
Exercício 1
Utilizando umas sapatilhas que a impeçam de escorregar, mantenha-se de pé e abra as pernas até onde puder, sem dor. Deixe que o tronco se curve, até as mãos pousarem no chão, sem fletir os joelhos. Com a cabeça para baixo, mantenha-se nessa posição durante 30 segundos. À medida que for notando um aumento de flexibilidade, force um pouco mais a abertura e vá estendendo, gradualmente, a duração do exercício para 1 a 3 minutos.
Exercício 2
Deitada de barriga para cima, encoste os glúteos a uma parede, mantendo as pernas elevadas e os calcanhares encostados. Vá abrindo lentamente as pernas e pare assim que começar a sentir algum desconforto. Mantenha-se nesse ponto durante o tempo que conseguir, sentindo apenas um ligeiro desconforto. Assim que sentir o corpo a começar a relaxar, force um pouco mais. Quando terminar o exercício, feche as pernas lentamente e relaxe.
Exercício 3
Deitada de barriga para cima, certifique-se de que as costas e a cabeça se encontram devidamente apoiadas. Comece por fletir uma das pernas, puxando o joelho até ao peito, e segurando com as mãos entrelaçadas. Mantenha-se nessa posição até começar a sentir algum desconforto. Troque de perna e repita o exercício.
Exercício 4
Mantenha-se de pé, com uma perna elevada num degrau ou cadeira e a outra esticada e apontada para a frente. Com o joelho da perna elevada fletido, leve o tronco para a frente, na direção do joelho, sempre com as costas retas. Fixe a posição durante alguns instantes e, por fim, repita com a outra perna.
Exercício 5
Para trabalhar a flexibilidade dos braços, poderá fazer este exercício de pé ou sentada, desde que as costas estejam direitas e perfeitamente alinhadas. Entrelace os dedos das mãos atrás da cabeça e force os braços e cotovelos para trás, até ao máximo que conseguir. Mantenha a posição durante alguns instantes. Relaxe e volte a repetir.
Benefícios dos Exercícios de Flexibilidade
- Potenciam a melhoria do desempenho físico
- Minimizam o risco de lesões
- Melhoram a postura
- Reduzem a dor muscular e das costas
- Aumentam o fluxo sanguíneo
- Melhoram a coordenação motora
Ao apostar em treinos de flexibilidade, estará a minimizar o risco de lesões e de dores musculares, uma vez que as articulações acabarão por ganhar uma maior amplitude de movimentos, com menor esforço.
Quando fazer
A melhor altura para fazer exercícios de flexibilidade será após o aquecimento. Evite o final da sessão de treino, já que a sensibilidade à dor e ao esforço estará bastante alterada, camuflando possíveis desconfortos, ou mesmo lesões.
Para manter os resultados alcançados através dos exercícios de flexibilidade, aposte também em exercícios de alongamentos.