Flor do Natal: Como Plantar
Extremamente conhecida, principalmente na época natalícia, a poinsettia, também conhecida como flor do natal, estrela do natal ou bico de papagaio, é muito utilizada na decoração durante o Natal, devido às suas pétalas vermelhas e folhas verdes. Aprenda aqui como cultivar a sua própria flor do natal.
Preparação
É devido à planta florescer na época natalícia que a poinsettia começou a ser conhecida como a flor do Natal, tornando-se numa flor de destaque na decoração da casa durante o Natal. Apesar de ser conhecida pela sua cor vermelha, também existem poinsettias brancas, rosas e laranjas. Antes de plantar a flor (em jardim ou vaso) tem que tem em conta dois fatores:
- Exposição solar: esta flor necessita de muito sol, entre 6 a 8 horas por dia.
- Vento: deve ser protegida de eventuais correntes de ar.
Plantar
O solo mais indicado para plantar esta flor deve ser arenoso e rico em matéria orgânica.
- A parte do solo escolhido ou o vaso, deve ter espaço equivalente para duas vezes mais que o tamanho da raiz.
- Coloque a flor no buraco, coloque terra e regue a base.
- A cada duas semanas, vá fertilizando e regando a flor. Quando regar, aplique a água exclusivamente na base da planta e apenas quando o sol estiver a pôr-se.
Cuidados
Esta planta necessita de cuidados para se manter bonita e saudável.
- Esta planta aprecia o sol e, mesmo no interior, só se adapta em locais luminosos.
- Deve proteger a planta de correntes de ar e de temperaturas demasiado frias.
- Verifique, regularmente, o estado do solo para ver se este não está seco. O ideal é este estar húmido e, não demasiado molhado para a raiz não apodrecer.
- Fertilize o solo com adubo orgânico a cada duas semanas.
Dicas:
Apesar de ser uma flor bonita e natalícia, a poinsettia é uma planta extremamente tóxica (mas não é fatal). Quando a seiva da planta entra em contacto com a pele, pode causar irritação, dor e prurido. Se tem crianças e cães, convém ter cuidado e evitar o seu contacto com a planta.