Gengibre: Aprenda a Plantar em Vaso

Por: Helena Pavão
Atualizado em 07/11/2014

Seja para fins medicinais ou para fins culinários, gengibre fresco é uma mais valia na sua vida. Crescer o seu próprio gengibre é fácil e gratificante. Siga as nossa dicas simples para o cultivo de gengibre.

Sementes

O ideal é adquirir sementes de gengibre certificadas numa loja de jardinagem, para garantir que o gengibre está livre de pragas e doenças.

Vaso

Arranje um vaso com uma largura de 35 cm e uma profundidade de 30 cm. Coloque terra solta, que não fica compactada quando regada, e coloque muito adubo. Certifique-se que o vaso tem uma boa drenagem. Um vaso deste tamanho consegue albergar até três pedaços de gengibre.

Plantar

Plante logo abaixo da superfície da terra, colocando os pedaços espaçados e uniformemente separados. Coloque o vaso numa zona com sombra e a uma temperatura de 23 e 29º C. Temperaturas mais baixas podem prejudicar o crescimento das plantas, uma vez que o gengibre é de origem asiática aonde as temperaturas são elevadas. Regue levemente ao início e quando começar a brotar, regue com mais fluxo. Mantenha a planta seca no Inverno, enquanto está dormente.

Colheita

Em 10-12 meses, a planta terá entre 60 cm a 1,2 metros de altura e pronta a ser colhida. Pode colher para uso ou desenterrar os brotos novos da planta principal e replantar.

Dicas 

  • O típico gengibre comprado nas lojas é ótimo para iniciantes, mas também pode encomendar a partir de catálogos ou online variedades mais exóticas que crescem até 2 metros de altura e com grandes flores coloridas. 
  • Colha tanto quanto quiser, desde que coloque um pouco de broto volta a crescer uma nova planta. 
  • O gengibre não aguenta o frio, por isso no Inverno, coloque-o dentro de casa.
  • Não o coloque sob sol directo
  • Não exponha a planta a temperaturas de exterior inferiores a 10º C, porque não irá sobreviver.