Pratos para Passagem de Ano
Segundo a tradição, o jantar de passagem de ano deve ser especial, repleto de sabores e abundância.
A noite de réveillon é a altura ideal para fazer uso da sua criatividade e dotes culinários, e surpreender todos com deliciosas iguarias.
Se o jantar da última noite do ano vai ser em sua casa, fique com algumas ideias de saborosos pratos para a passagem de ano.
Sugestões de Pratos para Passagem de Ano
Entradas
- Camarão cozido
- Sapateira recheada
- Amêijoas à bolhão pato
- Melão com presunto
- Bruchettas
- Canapés variados
Prato Principal
- Bacalhau cozido com todos
- Bacalhau com broa
- Polvo à lagareiro
- Lombo recheado
- Rolo de carne picada
Sobremesas
- Bolo rei
- Rabanadas
- Arroz doce
- Pudim francês
- Fondue de chocolate
- Crumble de maçã
Alimentos tradicionais da Passagem de Ano
Peixe
O peixe, mais propriamente o bacalhau, continua a ser dos alimentos preferidos para a ceia da passagem de ano. Associado ao elemento água, símbolo da vida, acredita-se que comer peixe na passagem de ano atrai abundância e boa sorte.
Carne de porco
Para quem não gosta de bacalhau, os pratos à base de carne de porco serão sempre uma boa opção, sendo também uma das mais populares no réveillon. Comer carne de porco na passagem de ano é considerado um presságio de prosperidade.
Lentilhas
Um pouco por todo o mundo, as lentilhas estão associadas à fortuna e ao renascimento. Por isso, se acredita em superstições, será boa ideia apostar numa sopa de lentilhas, para a entrada.
Uvas passas
As passas são um dos alimentos mais associados à passagem de ano, sendo usadas inclusivamente para pedir desejos, durante as 12 badaladas. Adicionar algumas passas às entradas ou ao assado, além de um sabor extra, acredita-se que atrai a sorte.
Romãs
Símbolo de fartura e fertilidade, as romãs estão há muito enraizadas nas tradições de passagem de ano, como representação da esperança no novo ano.
Pratos à base de aves, como frango, pato ou peru são menos frequentes na ceia de passagem de ano, já que são considerados alimentos menos prósperos.