Quais São os Alimentos Mais Indicados para o Treino Físico?
É no início do ano que se começa a restabelecer rotinas mais saudáveis, desde a alimentação até ao exercício físico. Seja qual for o treino físico que decidiu aderir (flexibilidade, resistência, cardio), convém verificar se a alimentação que tem fibras suficientes para reparar os músculos e repor os níveis de glicogénio (energia muscular), que estão em baixo após um treino físico adequado. Aprenda aqui quais são os alimentos certos para o tipo de treino físico que pratica.
Objetivo
Para obter as quantidades de proteínas necessárias para reparar os músculos e repor a energia, convém apostar num fonte de carbohidratos de eficazes para que o corpo consiga converter rapidamente em energia. Esses lacnches devem ser consumidos 15 a 30 minutos após o treino, logo o ideal é apostar em versões simples que dê para petiscar.
Yoga
Água de coco e ¼ de chávena de frutos secos salgados: a água de coco tem os nutrientes necessários, como por exemplo manganês, ferro e cálcio, e hidrata, sendo uma excelente opção para repor líquidos após uma boa sessão de yoga. A proteína e o sódio presentes nos frutos secos salgados ajudam a equilibrar os fluidos e a reparar os músculos.
Resistência
Ovos cozidos e uma tâmara: os ovos são uma das fontes mais ricas de leucina, que é responsável por incentivar a síntese de proteínas nos músculos, enquanto os açúcares saudáveis da tâmara proporciona um impulso de energia rápida.
Cardio
Maçã e duas colheres de sopa de manteiga de amendoim: as maçãs são ricas em vitamina C, que ajuda a suportar a cartilagem saudável necessária para absorção do impacto nas articulações nos movimentos mais “agressivos”, enquanto que a frutose ajuda a restaurar os níveis de glicogénio.
Corrida ou treino de alta intensidade
Abacate em pão integral de passas: o abacate com o pão integral proporciona a combinação perfeita de carboidratos complexos (pão integral), carboidratos simples (passas) e gorduras saudáveis (abacate). Quando combinados, estes irão ajudar a manter o açúcar no sangue sob controle, após um treino intenso. Além disso, os abacates são ricos em ácidos gordos do tipo ómega 3, que são fantásticos para neutralizar o dano oxidativo causado pela atividade física intensa.