Retenção de Líquidos: 3 Remédios Caseiros Infalíveis
A retenção de líquidos é, infelizmente, um problema bastante comum hoje em dia, muito devido ao estilo de vida e a hábitos alimentares errados. Como é melhor prevenir do que remediar, pode sempre adotar medidas para evitar a retenção de líquidos. Aprenda aqui alguns remédios caseiros simples, mas eficazes, para a retenção de líquidos que a podem ajudar.
Beba muita água
Pode parecer uma contradição, pois se já tem excesso de água no corpo, porquê consumir mais água? Quando o corpo fica desidratado, este reserva a água disponível para reutilizá-la mais tarde. Logo, o corpo vai inchar devido à retenção de água. A água ajuda o fígado a converter gordura em energia, mas quando não bebe água suficiente, os rins não conseguem eliminar os fluídos concentrados, precisando da ajuda do fígado que está sobrecarregado. Logo, o fígado acumula gordura extra, que teria eliminado se tivesse água suficiente. Assim, a retenção de líquidos não só faz inchar como engorda. Dicas para beber mais água:
- Beba água sempre que sentir sede. Não deixe para depois. Mantenha sempre água ao seu alcance.
- Beba pelo menos 6 a 8 copos de água filtrada todos os dia, tenha sede ou não. Às vezes, confunde-se a sede com fome.
- Cuidado com a urina. Se é amarela e espesso ou não urinar muito durante o dia, o seu corpo precisa de água. A sua urina deve ser clara.
- Se você sentir fraqueza , tonturas, cólicas, dores de cabeça e boca seca, sem qualquer razão, pode ser desidratação. Beba água.
- No entanto, se você tem problemas no fígado, converse com o médico antes de aumentar a ingestão de água. O consumo de grandes quantidades de água para tratar a retenção de líquidos pode agravar problemas hepáticos crónicos.
Reduzir a ingestão de sal
O sal é uma das principais causas para a retenção de líquidos no corpo. Quando come alimentos ricos em sal, pode sentir-se inchada. A ingestão elevada de sal leva à retenção de sódio e água no corpo. Isto expande o volume extra-celular no corpo. É aconselhável diminuir a ingestão de sal, não só para curar a retenção de líquidos, mas também para evitar complicações de saúde. Dicas para reduzir a ingestão de sal:
- Cozinhe os alimentos em casa sempre que possível. Os restaurantes abusam no uso de sódio.
- Use a menor quantidade de sal possível quando cozinha.
- Retire o saleiro da mesa de jantar. Não adicione sal ao comer alimentos. Em vez disso, use outras ervas e especiarias para dar sabor.
- Evite alimentos enlatados, incluindo vegetais enlatados, sopas, molhos, entre outros, porque estes usam mais sal para tornar os alimentos saborosos e como conservante.
- Evite ter alimentos processados como batata frita, amendoins salgados, entre outros.
- As mulheres devem tomar reduzir o sal antes de seu ciclo menstrual a cada mês. Alterações hormonais durante este período leva a uma maior retenção de líquido no corpo.
- O açúcar ajuda, indiretamente, na retenção de líquidos. Ajuda aumentar o nível geral de insulina no corpo, que, por sua vez, diminui a capacidade do corpo para limpar o sódio ou sal. Portanto, a ingestão de açúcar também deve ser reduzida, juntamente com o consumo de sal.
Consuma alimentos diuréticos
Os alimentos diuréticos ajudam o corpo a libertar mais urina. Quando urina com mais frequência, o corpo não só liberta a água extra, como também limpa as toxinas e reduz a pressão arterial. Existem medicamentos diuréticos no mercado, mas estes apenas têm um efeito a curto prazo. Por outro lado, os alimentos naturais com propriedades diuréticas têm um efeito duradouro. Veja a lista de alimentos diuréticos:
- Uvas; melancia; limão; ananás; tomate; abóbora; espargo; alcachofra; beterraba; cebola; couve de bruxelas; repolho; alho porro; cenoura; pepino; alface; agrião; aipo; beringela.
No entanto, urinar muitas vezes significa que seu corpo também solta potássio, juntamente com água e toxinas. Então, vai precisar de alimentos ricos em potássio para manter os níveis de potássio. Lista de frutas ricas em potássio:
Banana; passas; damasco; amora; pêssego; morango; maçã; laranja; framboesa; espinafre; cogumelo; pimentão; abacates; sementes de girassol; melão; agrião.