Retenção de Líquidos: 4 Tratamentos que Acabam com o Inchaço Corporal

Por: Helena Pavão
Atualizado em 06/06/2014

A retenção de líquidos acontece quando o corpo não consegue se livrar do excesso de água. Pode acontecer por várias razões, mas, nas mulheres, é normalmente causada por síndrome pré-menstrual, excesso de sal na alimentação ou pode ser um efeito colateral da medicação. Como resultado da retenção de líquidos, pode haver algum inchaço do corpo, especialmente na zona das pernas, tornozelos, mãos, pés e abdómen. Existem vários tratamentos que ajudam a eliminar a retenção de líquidos. Siga aqui as nossas dicas

Nutrição

Coma alimentos com propriedades diuréticas. Existem vários alimentos com propriedades diuréticas, como, por exemplo, o aipo, alface, cenoura, cebola, espargos, tomate e pepino. Pode tomar cápsulas com vitaminas ou obter as vitaminas, selecionando fontes de alimentos, que ajudam na retenção de líquidos.

  • Vitamina B6: reduz os efeitos da retenção de líquidos, especialmente quando é devido ao síndrome pré-menstrual. Pode ser encontrada em alimentos como carne vermelha, salmão, atum, banana e arroz integral.
  • Vitamina B5, vitamina B1 e vitamina D: podem ser encontradas em alimentos como frutas frescas e laticínios de baixo teor de gordura.
  • Minerais do suplemento: como cálcio, magnésio, manganês e potássio também ajudam. Conhecidos por atuarem como diuréticos suaves, ajudam o corpo a libertar o excesso de água. O cálcio é encontrado em iogurte, leite e verduras de folhas escuras, como espinafre. O potássio pode ser encontrado em frutas, como citrinos e melões.

Diminua a ingestão de sal e alimentos salgados. Muito sal no organismo pode piorar a retenção de líquidos. Os alimentos processados contêm valores elevados de sódio. Evite adicionar sal de mesa e ficar mantenha-se longe dos salgados, como batatas fritas, amendoins e pretzels. Evite bebidas que desidratam o corpo, tais como chá, café e álcool. Mude para frutas e chá de ervas e variedades com cafeína, como o chá de hortelã, chá de limão e dente-de-leão.

Água

Beba muita água. Se a retenção de líquidos acontece por causa de síndrome pré-menstrual, excesso de sal, entre outros, beber água terá um impacto positivo. Se estiver bem hidratada, vai ajudá-la a libertar o excesso de água, em vez de armazená-la no corpo. 

Remédios naturais

Considere o uso de ervas como diuréticos para libertar o excesso de água e diminuir os efeitos da retenção de líquidos. Existem muitas ervas que funcionam como diuréticos; entre eles têm o dente de leão, a salsa, cidreira e hortelã-pimenta. Também pode tomar um suplemento de ginkgo ou beber em chá. Se tiver retenção de líquidos devido a problemas de circulação, o ginkgo pode ajudar imenso.

Exercício físico

A maioria das vezes, o exercício físico ajuda a libertar o excesso de fluidos no corpo e a aumentar a circulação. O exercício pode ajudar muito, porque aquecer o corpo e fazer suar o excesso de água. Também uma melhor circulação vai ajudar a reduzir e prevenir a retenção de líquidos no futuro. Poderá ainda dormir com os pés elevados para uma melhor circulação.