8 Erros de Beleza a Evitar no Inverno

Por: Helena Pavão
Atualizado em 18/03/2016

Durante o Inverno, devido a condições climatéricas, excesso de ar seco, há que ter em conta alguns cuidados de beleza. Seja para manter a pele ou mesmo o cabelo saudáveis, veja aqui alguns cuidados que deve ter incluir na sua rotina de beleza durante o Inverno.

Duches longos

É sempre tentador estar durante muito tempo debaixo da água quente, mas a verdade é que depois de 15 minutos, o excesso de calor começa a afetar a camada protetora da pele, um complexo de ácidos gordos que retém a hidratação necessária. Tente manter a temperatura da água amena e diminuir o tempo no duche.

Sabonete

Apesar do sabonete ser ótimo para limpar a pele, este tende a ressequir a barreira lípida ainda mais do que a água quente. Evite produtos de limpeza com sabão. Como no Inverno não há tanta humidade no ar, o ideal é apostar em produtos de limpeza hidratantes.

Base em pele seca

Não interessa a qualidade da base, se a pele não estiver bem hidratada. Para manter a pele uniforme, deve esfoliar frequentemente a pele e usar um creme hidratante rico à noite.

Protetor labial errado

Não é segredo nenhum que os lábios tendem a rachar no Inverno, mas a verdade é que quando se trata de proteger os lábios, nem todos os bálsamos hidratantes são iguais. O que deve ter em conta quando escolhe um bálsamo é apostar em algo cremoso e de preferência em algo com lanolina para a pele absorver melhor. Se tem a pele sensível aposte em algo hidratante, mas sem perfume para melhores resultados.

Erros de Beleza a Evitar no Inverno (1)

Não usar protetor solar

O sol afeta a pele indepentemente do tempo. Mesmo que esteja pouco tempo ao ar livre, a pele deve estar sempre protegida. O ideal é apostar num protetor solar com um FPS30 e com amplo espectro.

Negligenciar as mãos

Não usar luvas no Inverno, tende a aumentar a probabilidade mãos secas e gretadas. Desde as lavagens frequentes à falta de proteção com luvas, tente usar diariamente um creme hidratante e reaplique sempre que lavar as mãos. Uma vez por semana, massage óleo na zonas das unhas e cutículas para as manter bem hidratadas.

Pés secos

Não cuidar dos pés só porque não estão à mostra torna difícil a tarefa de os arranjar quando chega o tempo quente. Tente manter uma rotina e faça uma pedicure a cada seis semanas. Ou então, uma vez por semana, mergulhe os pés em água morna e sabão durante 15 minutos. Depois, passe uma lima na palma dos pés e nos calcanhares. No fim, aplique um creme gordo nos pés e calce umas meias de algodão antes de dormir para aumentar a absorção durante a noite.

Não proteger a cabeça

Para manter o corpo quente, também deve proteger a cabeça. Se está com medo de estragar o cabelo, use o chapéu apenas quando tiver o cabelo completamente seco e depois de o tira, pode aplicar um produto de volume com os dedos para levantar um pouco as raízes.